AGENDA DE EVENTOS

Tradicional Festa do Bom
Jesus dos Navegantes

Canhões coloniais de Touros, tendo ao fundo a Matriz do Bom Jesus dos Navegantes de 1800Um dos mais tradicionais eventos do município é sem dúvida a tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro de Touros. A festa atrai milhares de devotos dos mais distantes cantos do país e é realizada anualmente no período de 22 de dezembro à 2 de janeiro, sendo o dia 31/12, o ponto alto da festa. A festa vem crescendo bastante, e a cada ano mais pessoas comparecem a Touros para acompanhar os festejos e "pagar" suas promessas e devotar a sua fé. No último acontecimento festivo, cerca de 35 mil pessoas compareceram aos festejos alusivos ao Bom Jesus durante os 12 dias do evento religioso.

Carnaval, uma tradição
que cresce a cada ano

Faltou chão no último Carnaval de Touros, a Banda Montagem junto com vários cantores arrastaram mais de 20 mil foliões até a orla tourense para o grande show final do Carnaval 2002. O carnaval tourense foi considerada a melhor do Estado, principalmente pelo clima de paz que reinou durante os quatro dias de folia. Alguns incidentes no entanto foram registrados. Em Macau o clima não foi diferente, cerca de 22 mil foliões foram registrados pela Prefeitura Municipal durante os quatro dias, com o diferencial da violência, já que em Macau reinou a o clima de guerra, com dois mortos e alguns feridos. O Bloco jardim de Infância fez um show a parte com muita festa na praça da Conceição e no corredor da folia. Já a folia de Touros repetiu o sucesso do ano passado com banda na praia durante as tardes e noites do período carnavalesco. Por outro lado o Touros Praia Clube/TPC, realizou o melhor carnaval de clube do Litoral Norte com a Banda Café Torrado e Pagode "B", realizando quatro bailes e dois matinês. Blocos como os Chefões, Phoderosos, Inocentes, auê entre outros. Além do mais tem a participação do Pagode Sem Limite e do Bloco Tô à Tôa que sacudiu as ruas da cidade.

Festejos Juninos e cavalgada

Visual da ponta do Tourinho, que teria dado origem ao nome da cidadeOutras opções existem e vem se consolidando a medida que o município cresce e se organiza. Uma das tradições mais antigas de Touros é a comemoração alusivas ao São Pedro. Um grupo feminino conhecido como "As Bandeirinhas", mantém acesa a tradição do São Pedro no município e vizinhança. Calcula-se que "As Bandeirinhas" existe há cerca de 130 anos. Essa tradição genuinamente feminista, sai pelas ruas da cidade conduzindo as bandeiras de São João, São Pedro e Santa Ana numa alusão ao três santos que o povo continua a venerar com músicas e cantos religiosos. As Bandeirinhas é um grupo formado só por mulheres. Homem não participa, quando muito pode observar tudo de longe.

A tradicional Cavalgada da Esquina do Brasil também entrou para o calendário de festividades do município. A cavalgada ocorre quase sempre na data de emancipação política do município de Touros, no dia 27 de março de cada ano. Em março passado cerca de 400 cavalheiros fizeram o percurso da praia de Zumbi, até a cidade de Touros. É uma promoção da Prefeitura Municipal e grupo de comerciantes do município e do Estado.

 

Sistema Integrado de ComunicaçãoConheça a Folha do Mato Grande
Expediente | Departamento Comercial | Arquivo Vivo | Classificados | Sistema Integrado | Fale Conosco
© Copyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização da nossa direção. // Designe Criativa.