projetos

HOME  CADERNO F REGIÃO   ESTADO OPINIÃO IDÉIAS TURISMO O JORNAL ARQUIVO PROJETOS ANÚNCIOS SISTEMA

 


DIPLOMA E CHAPÉU
Ordem Praieira do RN tem o maior número
de "ministros" por metro quadrado do país

A iniciativa partiu do jornalista Roberto Patriota em novembro de 1996

Jornalista Roberto Patriota, entrega chápeu e diploma de Embaixador de Touros no RJ, a Sebastião Maria dos Santos sob aplausos do então prefeito Josemar FrançaEm novembro de 1996, de uma idéia do jornalista Roberto Patriota, que contou com o incentivo do então prefeito de Touros, Josemar França, nascia um projeto inovador e de valorização humana. A Ordem Praieira do Rio Grande do Norte - OP/RN, com sede na cidade de Touros. Desde então a Ordem Praieira não parou mais de gerar Ministros e Embaixadores. Hoje a soma é alta. Ao todo são 8 Embaixadores e 43 Ministros. Na verdade o intuito da OP/RN, tem sido prestar homenagens a pessoas que ao longo dos anos tem acumulado uma significativa folha de bons serviços prestados ao município de Touros e a região do Mato Grande. Os festejos de diplomação da Ordem Praieira, começaram a ser realizados no dia 2 de janeiro de 1997, concedendo ao Diplomata Antônio Patriota, o título honorifico de Embaixador de Touros no Distrito Federal. Uma semana depois foi a vez do empresário, Sebastião Maria dos Santos, nomeado Embaixador de Touros no Estado do Rio de Janeiro, em solenidade da mais alta importância social, realizada no tradicional restaurante O Castelo na cidade de Touros.

Gernira Moura, cercada pelo prefeito de Touros, Josemar França, Roberto Patriota, secretário Eurico, e amigos. Recebe o título de Ministra das Relações PúblicasDai em diante a Ordem Praieira, não parou mais de nomear Ministros e Embaixadores. Os homenageados recebem da OP/RN, um bonito Diploma que é assinado pelo presidente da instituição, jornalista Roberto Patriota, pelo vice-presidente, tabelião Carlos Rogério, pelo prefeito do município e presidente da Câmara Municipal da cidade aonde acontecer a solenidade. Além do Diploma, o homenageado também recebe um chapéu de palha, símbolo singular dos praieiros. A finalidade das homenagens, em forma de nomeações é baseada no projeto de reconhecimento humano e visa valorizar e estimular o empenho e o trabalho de pessoas que ao longo dos anos acumulam uma longa lista de serviços prestados ao município de Touros e a região do Mato Grande. Ao longo dos últimos anos a Ordem Praieira tem realizado dezenas de solenidades, todas bastante concorridas com grande número de convidados, entre os quais, autoridades de todos os seguimentos da sociedade estadual e nacional.

Secretário de Estado, Eurico Alecrim, cercado por Roberto Patriota, prefeitos Josemar França e João Wilson e Secretário Luiz Eduardo, recebeu o título de Ministro de Assuntos Hídricos de TourosBoa parte das solenidades da OP/RN, foram realizadas no Touros Praia Clube, então tradicional casa de eventos da cidade de Touros, embora outras tantas solenidades também aconteceram em outros ambientes, como o Restaurantes O Castelo, Vento Leste, Urca do Tubarão e mesmo na praça pública. Personalidades como os então secretários de Governo, Luiz Eduardo Carneiro, Luiz Maria Melo, Eurico Alecrim, Juiz Ricardo Moura, Juiz Federal, Walter Nunes, Desembargador Oswaldo Cruz, então presidente do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Câmara, Diplomata Antônio Patriota, jornalista Paulo Macedo, deputados, prefeitos, advogados e diversas outras autoridades já prestigiaram as solenidades da Ordem Praieira. Quando o homenageado mora no Estado do Rio Grande do Norte, o título que recebe é de Ministro. Quando reside fora do Estado ou do país, o título passa a ser de Embaixador. Dessa forma a Ordem Praieira vem somando ao longo dos anos um acervo recorde de Ministros e Embaixadores, tornando o município de Touros, particularmente, o que ostenta hoje em todo o país, o maior número de Ministros por metro quadrado do Brasil.

Diplomata, Antônio Patriota e nomeado Embaixador de Touros no Distrito Federal, cercado por Carlos Rogério, Josemar França, Roberto Patriota e Eurico AlecrimRELAÇÃO DE ALGUNS MINISTROS E
EMBAIXADORES DA ORDEM PRAIEIRA:

Antônio Patriota - Embaixador de Touros no Distrito Federal. Sebastião Maria dos Santos - Embaixador de Touros no Estado do Rio de Janeiro. Gernira Moura - Ministras das Relações Públicas de Touros em Natal. Adeguinal Marques Campos Júnior - Ministro da Justiça de Touros. Nilson Patriota - Advogado Adeguinal recebe diploma de Ministro da Justiça de Touros das mãos do vereador João Nonato de Moura, sob aprovação do jornalista Roberto PatriotaMinistro da Cultura de Touros. Irmã Aloisia Gerhardinger - Ministra da Paz do Município de Touros. Jornalista Paulo Macedo - Ministro das Comunicações do Município de Touros no RN. Mário Farias Júnior - Ministro da Economia de Touros. Antônio Câmara - Ministros das Relações Políticas de Touros em Natal. Eurico Alecrim - Ministro de Assuntos Hídricos do Município de Touros no Estado. Roberto Varela - Ministro das relações Sociais. João Adalto - Ministro Amigo de Touros em Pedro Avelino. Jornalista Luiz Solano - Embaixador das Comunicações de Touros no Distrito Federal. Leonardo Godoy - Ministro do Turismo de São Miguel do Gostoso. Edson Nobre de Oliveira - Ministro da Cachaça do Litoral Norte Potiguar e André Anne Loyse Raboud, Ministra do Lixo de São Miguel do Gostoso.

HINO DA ORDEM PRAIEIRA

PRAIEIRA DE TOUROS

Escuta, linda praieira:
por ti morrerei de amor...
Confia que é verdadeira
A paixão do pescador.

Praieira de Touros:
vem ver, minha flor
Os ricos tesouros
Do seu pescador.

O mar é calmo e sereno.
As ondas são bonançosas,
Vem molhar teus pés pequenos,
Nas marêtas espumosas.

Minha formosa praieira,
Vem ver o teu trovador,
E esta jangada veleira
Em que vai teu pescador.

Depois, ô praieira minha!
Dá-me um beijinho de amor,
Até que volte, a tardinha,
O teu bravo pescador.

José Porto Filho
Touros, 1927
 

 


Sistema Integrado de ComunicaçãoConheça a Folha do Mato Grande

Expediente | Departamento Comercial | Arquivo Vivo | Classificados | Sistema Integrado | Fale Conosco
© Copyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização da nossa direção. // Designe Criativa