| HOME  | CADERNO F | REGIÃO  | EXTRA | OPINIÃO| IDÉIAS | TURISMO | O JORNAL | ARQUIVO| PROJETOS | ANÚNCIOS | SISTEMA

 


ALERTA
Homem bem vestido faz toda a diferença
Etiqueta não é para todos os homens, só os que evoluíram sabem o valor que tem

Por: Cristina Pontes //
cristina-pontes2011@bol.com.br

EDUCAÇÃO - Meninos, as dicas de boa educação e comportamento de hoje vai para vocês. Há quem ainda diga que etiqueta é frescura, oh! mas que bobagem e machismo! Bom, cavalheirismo e educação é muito diferente de frescura, nós mulheres gostamos de sermos bem tratadas e paparicadas além de ser ótimo conviver com homens elegantes e educados, uma vez que os homens não precisam deixar masculinidade de lado. Existem algumas coisas básicas que todo homem deve saber quando está com uma mulher vou citá-las abaixo:

ABRIR A PORTA DO CARRO
Hoje em dia a maioria dos carros possuem trava elétrica e controles remotos, nesse caso fica a critério do homem abrir ou não a porta, mas aconselho que é mas elegante ele puxar a porta para a dama. Já nos carros sem trava elétrica, os homens devem abrir a porta primeiro para a dama, pois fica horrível assistir a cena: o cara vai abre a porta para ele, entra, senta, estica o braço e se contorce todo para abrir a porta para mulher. Se isso for num dia de chuva, coitada da mulher nessa altura lá se foi a sua chapinha...

NO RESTAURANTE
O homem deve entrar e sair na frente da mulher, o homem também deverá puxar a cadeira para ela se sentar, caso o garçom o puxe primeiro, fique atrás da mulher em pé enquanto ela senta. O homem deve oferecer-lhe o lugar à sua frente ou à sua direita cuidando para que esteja bem instalada e de ordenar o que vai ser consumido consultando-a sobre o que deseja beber ou comer. Você está sentado no restaurante e chega uma mulher na sua mesa, levante-se e a cumprimenta.

NA RUA
Quando estiver caminhando com uma mulher, ela deve ficar do lado de dentro da calçada e o homem do lado da rua, ao atravessar a rua o homem poderá segurar levemente a dama pelo cotovelo transmitindo a proteção. Escadas-rolantes ou não, Na subida a mulher vai à frente do homem. Na descida a mulher vem atrás.

MANDE FLORES
É um ato de romantismo e cavalheirismo, sempre que puder mande flores, rosas, orquídeas, mas evite as com cheiro muito forte.

BOM HUMOR
Nada mais agradável do que estar em companhia de um homem bem humorado, divertido e social.

USE CHARME
Use o seu charme, mas nada de fazer o tipo abusadinho e engraçadinho, use a sua masculinidade haja com delicadeza sem forçar muito a barra. O homem elegante o é em todos momentos da sua vida, seja com a senhora do cafezinho ou com a mulher dos seus sonhos.

ALERTA
Para ser macho não precisa ser mulambento

Relaxamento masculino volta aos tempos das cavernas e deixa amadas decepcionadas

Meninas é hora de acordar, nada a ver você passar horas se produzindo ficar linda e maravilhosa e o seu "amado" ao seu lado com um figurino pobre, vestido de homem das cavernas. Assim como no comportamento, está acontecendo uma revolução na moda masculina, mesmo que ainda timidamente quando olhamos fora do circuito fashion a decepção é evidente. Claro que muitos homens heterossexuais ainda sentem a pressão de se vestirem de forma elegante, com bom gosto e glamour. Claro que talvez você não goste de namorar um super metrossexual, daqueles que tem mais sapatos que você ou que passem mais cremes que sua mãe na hora de dormir, mas um pouquinho de estilo e, principalmente, de cuidado próprio, até que é bom, não é?

E nada de sair toda, linda, arrumada, no salto no fim de semana e seu amado do seu lado, te acompanhar para um evento com a camiseta do timão, chinelão e bermuda com comprimento até as canelas. Pede com jeitinho pra ele pelo menos colocar um jeans e camiseta pólo de grife (afinal você merece ou não um namorado gato). A outra opção seria trocar de namorado, procurar alguém com apuro social e bom gosto.

Não aceite o argumento "já estou com você há 1 ano e o importante é o amor". Claro que amor é o mais importante, mas imagina o que ele vai usar daqui há alguns anos? Cuecas furadas e camisetas manchadas de ketchup? Para seu amado "ser macho", ele não precisa ser mulambento. Vejo muito, amigas super lindas e bem vestidas acompanhadas de "meninos velhos". O mal gosto masculino chegou a um grau de decadência que quando um homem se veste um pouco melhor é discriminado pelos colegas. Na cabeça da grande maioria deles, ser "macho" é o mesmo que ser relaxado e andar mulambento, de camiseta, bermuda e chinela, mesmo que a ocasião exija um look fino, eles continuam com o seu kit "sou pobre", que seja, mais precisa demonstrar com tanta ostentação?

ALERTA
Leitora faz apelo social aos homens do RN

Daniella Fernandes diz que maioria dos homens natalenses se vestem como crianças

BOMBOU - A matéria mais lida da nossa coluna em 2013 foi um apelo social feito pela leitora Daniella Fernandes ao colunista social Jotâ Oliveira. A nota teve tanta repercussão que terminou sendo reproduzida pelo jornal Carioca O Dia. A seguir explico o ocorrido. A vida e feita de muitos elementos, alguns belos, outros nem tanto assim. Mas ela fica muito mais leve e glamorosa quando entre estes elementos existem alguns essenciais como elegância, bom gosto e educação. Falo isso depois que li no blog do Jotâ Oliveira (Tribuna do Norte), desabafo da socialite Daniella Fernandes, que em apelo meio que desesperado fez um convite aos homens da sociedade natalense e norte-rio-grandense a se amarem mais. O apelo da Daniella repercutiu bastante depois que o jornal carioca O Dia reproduziu e transformou o comentário em reportagem. Na opinião da Daniella (que também é a minha), os bons tempos da elegância masculina se foram, espero que não para sempre. Ela qualifica os "nosso homens" como grupo de escoteiros, todos vestidos sem imaginação, sempre com o mesmo kit: camiseta pólo ou básica, calça jeans ou bermuda, tênis ou chinelão. Em sentido contrário, nós mulheres passamos horas na produção para desfilar ao lado deles lindas e maravilhosas, como bem falou Daniella; "no salto", já eles em sua maioria, desengonçados e mal vestidos.


LEITORA diz que meninos e homens adultos no RN se vestem da mesma forma, como crianças

De fato o comentário é uma realidade atual e também estou cansada de assistir a esse "grupo de escoteiros" desprovidos de vaidade e de apuro social desfilando pelas ruas, shoppings, baladas e, pasmem, até em eventos sociais. Sim, eventos sociais. Querendo copiar os turistas que nos visitam (de férias), eles se vestem com desleixo e sem imaginação. Este tipo de vestimenta informal que é apropriada para a prática de esportes e dia de praia virou de fato um kit masculino na nossa provinciana terrinha. Aliado a isso, alguns jovens antes elegantes, exibem salientes barrigas e falta de trato social. Meninos!!! Estamos aqui viu!!! A vida é muito dura, precisa de artifícios como: magnetismo, fascinação, educação e magia. Abaixo transcrevo o puxão de orelha social da Daniella Fernandes:

Meu querido Jotâ Oliveira;

Antes de mais nada sou sua fã de carteirinha, fico imaginando o que seria da nossa sociedade sem seu brilhante trabalho, melhor nem pensar. O que tenho a dizer pode parecer fútil, mas se tratando de sociedade não é. Jotâ, venho observando não só através da sua coluna e blog, mas também in loco, o desprezível comportamento dos homens da sociedade natalense e norte-rio-grandense. Como se vestem mal, um horror. Parece que todos resolveram se vestir da mesma forma, todos iguais, como crianças. É sempre o mesmo kit brega: camiseta pólo, calça jeans e tênis. Jotâ, por mais esportivo que seja um homem, camiseta, mesmo que Lacoste, Prada, Tomy é roupa exclusiva para ocasiões esportivas como praia, campo e adjeção. Estou cansada de assistir o mesmo filme nos eventos sociais da província. Belas mulheres bem vestidas, no salto, lindas e maravilhosas acompanhadas por homens sem o menor glamour.

A roupa é sempre a mesma: camiseta pólo, quando não a básica mesmo, calça jeans e tênis, ou até chinelão. Um quite brega, o que existe de menos indicado para a ocasião. Muitos ainda exibem uma preponderante barriga. E não me venham eles justificar que moramos em uma cidade quente, não cola. Hoje, além dos carros, os escritórios, restaurantes, shoppings e ambientes sociais são todos refrigerados, portanto é mesmo uma questão de puro mal gosto. Diferente das minhas idas a Sampa, só lá vejo homens lindos e elegantes a vestirem camisas sociais da mais pura seda, tipo Roberto Negri, Di Marsi, Dudalina, Individual entre outras famosas grifes de puro bom gosto. Quando a ocasião é mais esportiva entra o slim fino para não deixar o magnetismo apagar, coleções da Prada, calvin klein, sapatos requintados e estilosos da Pandora, Schutz, Prada, calças da mais pura alta costura e bom gosto. É bem verdade que o poder aquisitivo da sociedade paulista é anos luz a frente do nosso, mas tudo é uma questão de bom gosto.

Quando vejo um monte de marmanjos vestidos de camisetas e tênis não tem como, me vem a mente as fotos do grupo de escoteiros do papai, todos vestidos iguais e sem imaginação. Bom meu querido Jotâ, espero que meu protesto do bem tenha o espaço merecido no seu blog, uma vez que você é a tradução do bom gosto social da capital potiguar. Tenho pensado sobre isso há alguns anos e vejo que os homens estão por demais relaxados e resolvi através desse seu portal de visibilidade gritar em apelo ao bom gosto masculino que vive seus piores dias na terrinha. Mil e um beijos meu querido!

Da sua admiradora, Daniella Fernandes

DUVIDAS
Camisa para dentro ou para fora?
Dependendo da situação pode ser para fora, mas com camisa slim

Meninos sapecas e estilosos, nossa dica de moda de hoje vai para vocês. As camisas sociais masculinas são uma das peças mais “mágicas” do armário masculino, elas têm o poder de deixar o visual elegante e sofisticado com variadas combinações. A personalidade da peça é formal e se usada do jeito certo o look fica impecável!

O que muitos meninos têm dúvida é se, em certas situações, pode-se deixar a camisa social para fora da calça. Hoje em dia, com as camisas slim-fit, mais ajustadas no corpo, fica fácil responder que nem sempre precisamos colocar a peça por dentro da calça, mas entenda que certas ocasiões exigem esse visual clássico e tradicional.


A CAMISA slim, por ter um visual jovem pode ser usada com jeans por dentro ou por fora

Um visual mais social e formal, em ocasiões que peçam um look mais puxado para o tradicional, o ideal é usar sim a camisa por dentro da calça, por mais “antigo” que isso pareça ser. Com terno então é obrigatório usar a camisa social por dentro da calça. Meninos, nunca esqueçam de uma coisa: nunca se erra na moda clássica, ela está sempre em alta.

Em uma ocasião que permita um ar mais arrojado e jovem não tenha medo de deixar a peça para fora da calça, desde que ela seja slim e não aquelas camisas clássicas folgadonas e que têm a parte de baixo grande, justamente para facilitar na hora de colocar para dentro.

Então, só coloque para fora da calça sua camisa quando ela for ajustada no corpo e for curtinha, na altura dos bolsos da calça, e se a ocasião permitir um visual de apenas calça + camisa + gravata. Se sua camisa for longa ou se for a hora de usar um terno prefira colocar a peça por dentro, não caia nessa, realmente não fica um visual legal.

ESTILO
As tendências da moda para o verão 2014 no BR

VISUAL NOVO - Ano novo, visual novo. Se para nos mulheres as jóias fazem parte do visual básico ou requintado, para os homens a principal jóia é mesmo um belo relógio. Nesse ponto a Garrido & Guzman, empresa Espanhola com lojas no Brasil desde 2011 traz uma nova coleção de relógios masculinos e femininos do mais puro bom gosto. O relógio da Garrido & Guzman masculino com pulseira de couro costurada ou aço inox escovado é uma ótima opção para homens de bom gosto e requinte. O relógio tem o designer quadrado levemente e o tamanho extra-grande 50 mm com estilo próprio, é um relógio elegante e de design expressivo e marcante, inspirado no que existe de melhor no mundo da relojoaria. Tem seu vidro em cristal mineral da mais alta qualidade. O aço ouro é a grande tendência do momento, além de muito belo, com leve brilho, tem resistência superior.


MODELO Garrido & Guzman em aço escovado, ouro e cristal, inspiração na coleção italiana

BRILHO -As luzes de Paris e a Torre Eiffel emprestam suas características para a coleção verão 2014 da grife de moda masculina Dudalina. Inspirada pelo homem cosmopolita parisiense, a marca criou camisas para as mais variadas ocasiões, além de blazers, gravatas, abotoaduras e até pijamas!

A Dudalina Cult é a linha mais requintada com botões e abotoaduras em cristal Swarovski no algodão egípcio compact fio 100/1 x 100/1. Também faz parte do mix o Luxury Cotton, com fio 100/1 em algodão egípcio compact easy iron desenvolvido com exclusividade para a Dudalina em parceria com uma equipe italiana especializada em camisaria.

Dudalina Business é moderna e prática, para quem não tem tempo a perder, com camisas sociais em algodão fio 70/1 de algodão egípcio easy iron com modelagem ajustada ao corpo e camisas de cetim 70/1 no puro algodão egípcio, completando o mix business. Camisas wrinkle free não precisam ser passadas e chegam ao final do dia intactas.

Para um visual impecável embora mais jovem, a Dudalina reservou a sua coleção Sport Verão 2014. Camisas com cores fortes e com o corte slim-fit que deixa a silhueta masculina mais esbelta e elegante. Além do corte slim as camisas tem o colarinho italiano, símbolo de jovialidade e também um tecido mais leve, no caso o algodão Prima fio 50/1. Na coleção de cores destacamos o vinho, o azul turquesa, o verde limão, o lilás entre tantas outras cores vibrantes para alegrar ainda mais o seu verão.

ESTILO
Como diferenciar um terno tradicional de um slim?

DUVIDAS - Em um terno slim-fit a característica mais fácil de ser notada é a largura da lapela, a diferença dela nos dois cortes é bem aparente e resume perfeitamente este comparativo a 3 palavras: quantidade de tecido. No terno tradicional existe sempre alguma sobra, principalmente na manga, na cintura e na calça, dando um pouco mais de folga nos movimentos, enquanto o slim fit tem uma silhueta mais seca, com a manga mais acertada, a cintura levemente marcada e a calça com menos tecido sobrando. Outra diferença do terno slim, é que em alguns casos ele pode ter um paletó cropped, isso significa que a peça pode ser ligeiramente mais curta do que o tradicional, mas não se trata de uma regra, sendo mais comum encontrar a medida tradicional, indo até o início das pernas, cobrindo todo o quadril.

QUAL USAR?

Já dissemos aqui e não custa repetir: o terno tradicional cai bem em qualquer um, mas tem um ar sóbrio e conservador, tipo Tiozão, mesmo os modelos mais recentes que sofreram uma enxugada e estão muito mais justos, basta assistir a um filme dos anos 90 para notar isso, os ternos eram enormes se comparados aos de hoje em dia, ainda assim, quem gosta de roupas mais clássicas ou está acima do peso provavelmente vai optar por este corte mais conservador. O terno slim fit tem um estilo bem jovem e contemporâneo, mas, justamente por isso, pode não agradar aos que preferem os clássicos e são perigosos para os gordinhos, pois marcam o corpo demais, fazendo parecer que a pessoa está embalada a vácuo. No caminho contrário vem os muito magros que encontraram no modelo uma salvação para o excesso de tecido, mangas largas e calças sobrando, típicos de quem não tem muita massa para preencher o traje social. Outro diferencial dos ternos slim-fit é a composição do tecido, quase sempre com certo brilho, tipo acetinado. Para usar esse tipo de tecido o homem tem que ser moderno.

POSSO USAR OS DOIS?

Pode, desde que eles se adequem a seu tipo de corpo, mas lembre-se que para tanto você deve saber que o terno tradicional pede camisas de colarinho largo e gravatas idem, enquanto o costume slim fit fica melhor com gravatas skinny e camisas com colarinhos menores ou estilo italiano. Falaremos sobre isso detalhadamente em outro post, mais adiante.

ÚLTIMA DICA

Se você estiver procurando por um terno específico em uma loja, mas não consegue discernir os dois modelos, pegue uma gravata tradicional, se o tamanho da parte mais larga dela for o mesmo da lapela do terno, você tem um terno clássico em mãos, se for maior, não tem erro, é slim fit! É fácil e mais confiável do que perguntar para os vendedores e atendentes, as vezes até eles se confundem já que os ternos e camisas slim-fit atinge um público mais refinado e exigente.

ESTILO
Camisa social Slim-fit é a última
palavra do look masculino moderno

HOMEM MODERNO -A camisa masculina social Slim-Fit é uma peça indispensável no guarda roupa do homem moderno, seja este de muitos compromissos formais, ou homem de negócio, sempre vai com certeza, precisar da formalidade e da modernidade que esta peça sugere.

E com muito requinte e luxo hoje é possível conhecer muitas marcas que apostam nesta peça conhecida e usada no mundo todo, e até podemos citar marcas como a Dudalina, Lacoste, Individual entre outras famosas.

Hoje já se tem muitos conceitos diferentes e por isso modelos diferenciados também, sendo que entre eles temos os modelos slim fit que nada mais são do que os modelos de camisas sociais com modelagem mais certinha, aquela ajustada ao corpo. A idéia é não sobra tecido de baixo dos braços nem na cintura, por isso ficam certinhas ao corpo, alongando a silhueta masculina.

Especialmente para você que é mais elegante e não tem aquela indesejada barriguinha, estes modelos com certeza vão vestir muito bem. E apostar nestes modelos com calça social ou jeans, obviamente por fora da calça, irão oportunizar a você um look moderno e perfeito.

Este estilo casual de se vestir é um novo conceito adotado pelo público masculino e que vem cada vez ganhando mais espaço. A camisa masculina slim fit está na moda e você menino careta?

ESTILO
Pesquisa diz que 78,9% das mulheres
julgam os homens pelo calçado e look

SAPATO SIM - Meninos rebeldes prestem bem atenção: Uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que quase 80% das mulheres julgam os homens pelo calçado, roupa e postura. Segundo a pesquisa os homens, devem melhor prestar atenção quando escolhem o que colocar no pé. De acordo com uma pesquisa da marca de calçados masculinos Allen Edmonds, as mulheres julgam o sexo oposto pelo sapato duas vezes mais do que eles. Os dados são do jornal Huffington Post. O levantamento ouviu a opinião de 1 mil americanas e constatou que 78,9% delas analisam o senso de moda deles com base em seus sapatos; 52% julgam a personalidade, 36% avaliam a posição financeira e 54% analisam a atenção a detalhes (ou falta). Como mulher, confesso que concordo com a pesquisa da Allen Edmonds. Homen de tênis fica parecendo que vai jogar bola. Nada sensual.


O SAPATO italiano da Prada, fabricado no Brasil pela Sapataria Paulo Vieira é um calçado em couro legítimo, confeccionado em pelica, o que torna o pisar macio e agradável. O solado em couro tem
ótima estabilidade, e o designer tem um toque elegante e fino que só os italianos sabem fazer.

Mesmo que você aposte nos cuidados de pedicura, dedos dos pés geralmente não são uma parte atraente do corpo de um homem, pelo menos para as mulheres. Portanto, esqueça as sandálias quando se pode usar um bom sapato social de marca, ou mesmo tênis ou sapatênis, para eventos esportivos e “boat shoes” (variação do mocassim com cadarço e acabamento com fio na lateral que passa por ilhoses), em ocasiões alternativas. Uma dica de Lula Rodrigues, é o sapato social com brilho (leve verniz) com jeans de boa qualidade e camisa social slim, um look moderno e fashion, um estilo em alta entre os homens italianos.

CINCO DICAS IMPORTANTES

1. Cubra os dedos dos pés, quase 80% das mulheres valorizam homens bem calçados.

2. Não use sapatênis com look social, mesmo que alguns usem fuja desse erro. Tênis e sapatênis são calçados esportivos, apropriados para a ocasião certa. Você não sairia com uma melancia pendurada no pescoço só porque seu amigo pendurou, sairia?

3. Aposte em sapato esportivo de camurça ou social em couro verniz (estão em alta).

4. Não use meias brancas com sapato social. Se está com meias brancas, nada de deixá-las à mostra. Lembre-se de as deixar bem escondidas pela calça. Só de deve usá-las com tênis, e não com sapato social.

5. Combine sapatos com cinto e meia. Está de sapato marrom? Então, o cinto é as meias devem ser  marrom,  e assim por diante, OK? Um cheiro da Cristina meninos!

COLUNAS: 1  2  3  4  5  6 >>


 


Sistema Integrado de ComunicaçãoConheça a Folha do Mato Grande

Expediente | Departamento Comercial | Arquivo Vivo | Classificados | Sistema Integrado | Fale Conosco
© Copyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização da nossa direção. // Designe Criativa