bastidores
 

HOME  CADERNO F REGIÃO   ESTADO OPINIÃO IDÉIAS TURISMO O JORNAL ARQUIVO PROJETOS ANÚNCIOS SISTEMA

 


REGIÃO
Prefeita Fafá rebate criticas e explica tudo
Prefeita de Gostoso diz que criticar os outros só esconde os defeitos do acusador

Por: Carlos Alberto Dantas //
carlos.alberto.2010@bol.com.br

NOTA - Ontem (21/05) pela manhã fui surpreendida com severas críticas por parte de alguns elementos destacados do governo municipal tourense a respeito de um fato ocorrido ontem (20), quando um funcionário de nosso município, meu amigo pessoal foi atingido por disparos de arma de fogo.

Quanto a alegação destas pessoas que a Secretaria Municipal de Saúde deixou a ambulância sem combustível é totalmente improcedente. Na Unidade Mista de Saúde havia no momento 02 (duas) ambulâncias. Uma estava abastecida e outra estava sem combustível por imprudência do motorista do plantão, que ainda ao invés de utilizar a ambulância que estava abastecida, utilizou a que estava sem combustível, gerando essa situação lastimável. Essa conduta foi totalmente inadequada e será devidamente apurada. Do Hospital de Touros ele foi transportado para Natal em uma ambulância básica.

Não obstante todos nós demos total assistência a Guilherme (vítima), inclusive com o acompanhamento pessoal da Secretária Municipal de Saúde, Maria Teresa Teixeira Neri, que entrou em contato com o SAMU metropolitano, conseguindo transferir o paciente para a ambulância USA (Unidade de Suporte Avançado), que tinha as melhores condições para o atendimento em específico. A partir daí, a ação da Secretária Municipal de Saúde foi decisiva, entrando em contato para que se pudesse assim que se chegasse em Natal, haver condições para os procedimentos necessários.

Deixo aqui meu agradecimento a Equipe do SAMU metropolitano e aos profissionais do Hospital Santa Catarina. Quero aqui também deixar um apelo ao Prefeito Ney Leite e ao Secretário Municipal de Saúde de Touros: Atendam aos pacientes de São Miguel do Gostoso com respeito e dignidade. Aqui também nós atendemos pacientes do município de Touros sempre com igualdade, sem distinções.
Deixo para reflexão dos que injustamente espalham inverdades a décima lição de Khenpo Karthar Rimpoche nos comentários da guirlanda preciosa do caminho supremo:

“A décima e última coisa que deve ser abandonada é ocultar seus próprios defeitos e proclamar e divulgar os defeitos dos outros. É importante não tentar ocultar nossos próprios defeitos através da discrição, e não se focar nos defeitos dos outros, fazendo-os claros para os outros. Devemos sempre aspirar beneficiar os outros o máximo que pudermos e devemos nos comportar de acordo com essa aspiração. Nosso objetivo é sermos capazes de eliminar nossos defeitos, não escondê-los, e ajudar outros a eliminar seus defeitos, não expô-los. Não devemos nos tornar arrogantes. A base da arrogância, o modo de mantê-la e a causa do seu surgimento, é ocultar nossos próprios defeitos e expor o dos outros. A diferença entre o praticante genuíno do Dharma e uma pessoa mundana é que, pelo modo mundano, ocultamos nossos próprios defeitos e divulgamos o dos outros; já no caminho do Dharma, ocultamos os defeitos dos outros e expomos os nossos.”

Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri

ALERTA - Recebi em minha caixa de e-mail cópias em pdf de farta documentação que compromete em muito um administrador municipal da nossa sofrida região Mato Grande. Entre tantos documentos encontrei um contrato firmado entre um proprietário de uma linha de transporte (ônibus), que firmou compromisso de transporte escolar com determinada Prefeitura em 2013. Além do valor alto, muito além do valor comercial em uso (basta somente comparar outros valores semelhantes). O pagamento mensal que deveria ser feito na conta do contratado, era na verdade realizado na conta poupança de uma sobrinha do mesmo. Aí o leitor vai perguntar: E pode? Não, claro que não pode, essa operação é crime grave com pena prevista na Lei. Mas no país do faz de conta infelizmente tudo pode. Pode e não tem problema até que chegue a mesa do Ministério Público. Além desse exemplo citado acima apenas como alegoria de uma penca de erros grosseiros e descaso com a coisa pública existe material muito mais grave, um particularmente gravíssimos. Mas isso é assunto para breve.

REBORDOSA - Não poderia de postar aqui na coluna o justo comentário do grande Canindé Soares em sua rede social a respeito de criticas injustas ao carnaval de Macau deste ano. "

Gostaria de saber o que algumas pessoas tem na cabeça, que gratuitamente agridem tudo e qualquer coisa sem pensar nas conseqüências. Estou falando de algumas pessoas que comentaram em posts anteriores aqui na minha fan page, agredindo o carnaval de Macau e a banda Grafith. Macau é nossa, do nosso Estado, banda Grafith é nossa e do nosso Estado, o carnaval de Macau é o maior do RN e devemos nos orgulhar disso. Sem contar que o povo de Macau como de todo RN são pessoas especiais... além do mais a família Grafith merece todo respeito, tanto pela competência... quanto pela simplicidade.

Logicamente que devemos aceitar opiniões contrárias. O que não se deve aceitar e concordar são os termos grosseiros e agressivos que algumas pessoas usam, seja lá com quem for.

E quando falo que o carnaval de Macau é o maior do RN... não estou diminuindo o carnaval de cidade nenhuma. Apenas estou constatando uma situação que acompanho a quatro anos, inclusive com fotos aéreas onde mostra a dimensão desse evento. Nos temos grandes eventos carnavalescos em várias cidades do RN, entre eles o de Caicó com o bloco do Magão, que é sensacional e grandioso da mesma forma que o carnaval da Cidade que já tive a honra de registrar. Vamos nos orgulhar do que é nosso!

MONSTROS - A comissão de Direitos da Infância da ONU denunciou o Vaticano pela adoção de políticas que permitiram que sacerdotes estuprassem e molestassem milhares de crianças, e exortou a Santa Sé a abrir seus arquivos sobre pedófilos e clérigos que esconderam seus crimes. Nas conclusões de um relatório devastador, publicado nesta quarta-feira, o comitê pediu à Santa Sé para “afastar de imediato de suas funções todos os autores conhecidos e suspeitos de abusos sexuais de crianças, assim como denunciá-los às autoridades competentes para que os investiguem e sejam processados”. O documento também criticou severamente a Igreja Católica por suas atitudes em relação à homossexualidade, à contracepção e ao aborto e pediu que suas políticas para garantir os direitos das crianças e o seu acesso aos cuidados de saúde sejam revistas. A ONU também exige o fim da hipocrisia milenar da igreja católica.

Fonte: O Globo.

TRADIÇÃO - O presidente do Diretório Municipal de Touros do PMDB, Carlinhos da Biomar, concedeu entrevista esta semana sobre sua participação na tradicional procissão em homenagem ao padroeiro da cidade, Bom Jesus dos Navegantes. O evento aconteceu no último dia 1º de janeiro, no centro do município, e reuniu milhares de devotos.

Em seu relato, o empresário destacou sua satisfação em participar da caminhada religiosa, que, para ele, é um momento de agradecer às bênçãos concedidas: a família, o trabalho, os amigos, o pão de cada dia. "Todo ano faço questão de ir à procissão. Este ano levei minha família comigo e foi um momento único, cuja fé era o elemento que unia todas as pessoas presentes. Foi, mais uma vez, emocionante", destacou. O presidente local do PMDB destacou, ainda, a importância de se fortalecer a procissão, dada sua importância no calendário tourense. "O momento de sensibilidade, em que as pessoas externam bons sentimentos, sempre merece atenção significativa de nossa parte. Deve adquirir proporções cada vez maiores e à altura da crença dos fiéis. Sempre que Deus me permitir, estarei presente neste momento tão especial para minha terra", lembrou Carlinhos.

Texto: Graziella Sousa

JUSTIÇA - O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral, concedeu liminar favorável ao prefeito Bruno Patriota e ao vice Francenilson Alexandre que estavam afastados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Em entrevista o prefeito Bruno Patriota agradeceu a demonstração de carinho e confiança do povo ielmomarinhense. Ele também ficou muito grato a todos aqueles que durante esse tempo em que esteve afastado deram suporte e incondicional apoio.

O prefeito aproveitou a oportunidade e também agradeceu ao presidente da câmara, José Roberto. “Agradeço ao presidente da câmara José Roberto pelo homem singular que representa a todos nós. Pelo seu caráter e por sua demonstração de lealdade e confiança. Seu apoio foi fundamental para o meu retorno”, disse.

Por fim, o prefeito prometeu fazer da cidade de Ielmo Marinho um lugar melhor para se viver, através de muito trabalho e transparência. “Juntos iremos fazer de Ielmo Marinho uma cidade mais desenvolvida e futuramente todos os cidadãos desta terra terão orgulho em ser ielmomarinhense”, concluiu Bruno Patriota. A população de Ielmo Marinho saiu as ruas para festejar o retorno do seu jovem e bravo prefeito.

FELICIDADE - Quem imaginou que a população brasileira era feliz se enganou profundamente. Com índices negativos em educação, segurança e distribuição de renda, somado a corrupção, o Brasil só faz cai ano a ano da relação dos países mais felizes do mundo. Mas o que faz um povo feliz? Segundo o Instituto Legatum Prosperity, as populações mais felizes pertencem aos países mais prósperos. Ou seja, aqueles com maior estabilidade política, liberdade de expressão, educação, saúde, liberdade pessoal e sentimento de segurança. A Noruega foi eleita, mais uma vez, o país mais feliz do mundo. Pelo visto, ninguém pode com esta nação. O país nórdico ocupa a primeira posição pelo quinto ano seguido, com melhor economia e capital social do mundo. Longe do topo, o Brasil caiu duas posições em relação ao ano passado, e agora está no 46º lugar. Lançado anualmente, o estudo abrange 96% dos países, o que corresponde a 96% da população mundial. As nações são avaliadas e ranqueadas por 89 indicadores em oito categorias, como educação, governo e economia. O PIB per-capita, por exemplo, é um fator, mas o foco do estudo se baseia em questões como qualidade de vida e prosperidade real, aquela que não é mascarada pelos governos. Na relação dos 30 países mais tristes do mundos 19 estão na África e o restante na América Latina.

META - A programação do “Outubro Rosa” em Touros foi encerrada na manhã desta quarta-feira (23), com uma grande caminhada pela Avenida Prefeito José Américo, reunindo toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, servidores e população em geral. Vestidos com camisas da cor da campanha, homens e mulheres, alertavam os moradores e, principalmente, as mulheres sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama – doença que mais mata mulheres no país.

“Esta é uma campanha muito importante porque alerta as mulheres sobre a necessidade de fazer o auto-exame. Em Touros, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo este mês, várias atividades de conscientização e informou as mulheres como é importante visitar o médico regularmente, mas o trabalho não para aqui não, não é só em outubro, esta ação terá continuidade. Vamos trabalhar para que o nosso município não faça parte desse índice preocupante de mulheres vítimas do câncer de mama”, disse o prefeito de Touros.

A secretária adjunta de Saúde, Josimary Costa Teixeira, acrescentou ainda que além do trabalho de conscientização sobre a importância do auto-exame, também foram realizados preventivos durante todo o mês, nos postos de saúde que sediaram as atividades. “Não prevenimos só sobre o câncer de mama, mas também do câncer de colo de útero. Tivemos um bom prestigio da população de Touros em todos os eventos. As ações aconteceram nos postos do Centro, Largo e Esquina. Mas, o nosso trabalho não termina aqui não, iremos continuar esse trabalho de prevenção”, explicou a secretária.

Após a caminhada, a Prefeitura ofereceu um café da manhã para todos que participaram do evento que foi encerrado no Hospital Paulo de Almeida Machado.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa incentiva o auto-exame e também a mamografia para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil, porém um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta do exame precoce.

Outubro Rosa teve programação tourense

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Epidemiologia de Touros, elaborou uma programação especial para alertar a população local sobre a importância da campanha internacional Outubro Rosa. A ideia é chamar a atenção das mulheres sobre o aumento do número de câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em Touros, serão realizadas oficinas de prevenção, caminhada e a decoração de prédios públicos.

“O objetivo é divulgar, de modo simples e eficaz, todas as contribuições dos vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas tonalidades prédios públicos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais, por isso, resolvemos desenvolver em Touros ações que contribuíssem com a campanha. Será uma primeira experiência que, com certeza, dará início a várias outras ações”, explicou Kelly Lima.

As atividades estão previstas para ter início no dia 8 de outubro com a iluminação da Prefeitura e fixação de laços cor de rosa em prédios públicos. No dia seguinte (9), tem início as oficinas semanais nas unidades do Largo e Centro com médicas, nutricionistas e enfermeiras. As oficinas também serão realizadas, a partir do dia 10, com fisioterapeutas e, a partir do dia 15, nas unidades da Esquina do Brasil, com médicas, nutricionistas e enfermeiras. No dia 16, as oficinas semanais nas unidades da Esquina do Brasil serão ministradas por uma fisioterapeuta. O encerramento das atividades acontece no dia 23 de outubro com a “caminhada das vitoriosas” pela Avenida 27 de março.

Ainda sobre as oficinas semanais é importante a população ficar atenta ao inicio e dias de todas as atividades. As oficinas de Nutrição, por exemplo, acontecem sempre as quartas-feiras de outubro nas unidades de Saúde do Centro, Largo e Esquina do Brasil. Com o acompanhamento de uma nutricionista as interessadas irão saber qual a alimentação mais saudável, principalmente, para mulheres na faixa etária que a doença mais atinge.

As oficinas de Fisioterapia acontecem nas mesmas unidades de Saúde, sempre as terças-feiras. “A Fisioterapia atua na prevenção da doença estimulando a saúde e a boa coordenação do gesto, quanto mais consciência que se tem do corpo, melhor atuação e melhor colocação da saúde. Mudar de hábitos, criar consciência para movimentos como subir escada, sentar em uma cadeira, levantar peso, a melhor posição para dormir, a melhor posição para assistir televisão, enfim, é uma dinâmica que melhora o uso do gesto e da organização de tarefas comuns. As massagens, as manipulações e os exercícios ganham uma força a mais para reeducar o corpo. As pessoas de todas as idades preocupadas com seu gesto, sua saúde podem frequentar este trabalho onde escovas, bambus, almofadas, massagens, exercícios ganham um novo conceito”, explicou a coordenadora de Epidemiologia de Touros.

Campanha Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Outubro Rosa teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico. O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Desta forma, a iluminação assume um papel importante de leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que ganha a cor da campanha durante o mês de outubro.

LOUCURA - Após uma violenta briga entre irmãos, a ambulância de Rio do Fogo foi acionada para prestar socorro a uma das vítimas, pois segundo relatos um dos envolvidos estava muito ferido.
Ao chegar à Unidade de Saúde de Rio do Fogo, o paciente Jefferson Halley de Santana, que estava visivelmente embriagado, foi atendido pelos enfermeiros Marco Antônio e Larissa Bezerra, logo em seguida o mesmo foi encaminhado para o Hospital de Touros. Ao chegar lá, o paciente supracitado começou a gritar e tentou por várias vezes agredir médicos, enfermeiros, e técnicos de enfermagem.
Após ser medicado, o paciente retornou ao município de Rio do Fogo, mas no caminho teve um ataque violento e depredou a ambulância, colocando a técnica de enfermagem Débora Raquel e o motorista Francisco Canindé em perigo. Ao chegar em sua residência Jefferson se recusou terminantemente a sair da ambulância afirmando que mataria o motorista e sua própria mãe, caso tentassem tirá-lo. Após quebrar as outras janelas de vidro da ambulância e jogar fora o cilindro de oxigênio Jefferson saiu espontaneamente da ambulância.

ZOOFILIA - Um fato no mínimo inusitado abalou um pai de família que reside no distrito de Barra de Levada, zona rural de Ceará Mirim no último sábado 31/08. Um agricultor conhecido por "Batista" flagrou sua filha de apenas 13 anos de idade em ato sexual com seu cão de estimação. Segundo o relato do pai da menor a um vizinho, o cachorrinho de raça vira lata sempre dormia com sua filha no quarto e isso era ponto crucial para a menina poder dormir sem medo. Por volta das 1:40 hs do último sábado "Batista" após acordar para ir ao banheiro ouviu um barulho estranho no quarto da filha. Ao entrar no dormitório da menor se deparou com a cena que o deixou transtornado. O pai da menina em meio a cena ficou desesperado e bateu muito na garotinha que foi salva graças a intervenção da mãe e do vizinho, que acordados com o barulho tiveram muita dificuldade para conter a fúria do pai violento. Mas tudo terminou bem, a menor está passando uns dias na casa da avô e o cãozinho escapou ileso. Passará a dormir amarrado no quintal de agora em diante por determinação do pai precavido.

VIOLÊNCIA - Uma briga durante bebedeira terminou de forma sangrenta nos distrito de Baixa do Quimquim, município de Touros na noite desta quinta-feira(29). Segundo informações da polícia de Touros, o agricultor Josimar Conceição da Silva, de 35 anos, bebia com amigos como fazia costumeiramente e de repente houve um desentendimento e ele entrou numa briga com outro agricultor que inclusive era seu vizinho, ambos moravam na mesma rua. Durante a discussão, o suspeito atingiu Josimar com uma pedrada e já desmaiado, foi atingido também por uma garrafada no pescoço. Ferido com cortes na mão e no braço, o agressor conseguiu fugir, enquanto a vítima não resistindo aos ferimentos veio a óbito. A polícia de Touros está investigando o caso para poder avaliar a situação.

EDUCAÇÃO - Uma decisão, da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, atendeu a Mandado de Segurança, movido pela Prefeitura de Touros, que pedia a liberação do repasse das verbas referentes ao Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN). O ente público narrou que aderiu ao referido programa, cujo objetivo era receber do Estado do Rio Grande do Norte recursos para arcar com as despesas do transporte escolar dos alunos do ensino fundamental e médio da zona rural para a zona urbana da cidade. Argumentou ainda que apesar da adesão, o Estado suspendeu o pagamento dos repasses, conforme plano de aplicação e cronograma de desembolso, estando em débito com o valor de mais de R$ 217 mil. Segundo a decisão, diante da possível interrupção do transporte de estudantes, prejudicando a educação de muitas crianças e adolescentes da localidade, é preciso conceder o pleito do município, sem sujeição à exigência de certidão negativa de débito junto ao INSS, no montante equivalente aos meses de março, maio e julho de 2013.Em caso de descumprimento, a Secretária de Educação e Cultura do Estado pagará multa diária no valor de R$ 1 mil.

APAGÃO - O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28) foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Claro que é mais uma mentira deslavada do Governo Dilma. Há anos que os investimentos em energia elétrica são insuficientes, o Governo tem se preocupado muito mais em fomentar obras faraônicas para a Copa 2014, que investir no setor energético. Que digam os inúmeros parques eólicos prontos em estado de produção e que continuam inoperantes por falta da contrapartida do Governo Federal. Por volta das 15h de hoje, cidades de pelo menos oito Estados do Nordeste ficaram sem luz. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. No Maranhão, 24 cidades também foram atingidas, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

GRUPO - Com uma reforma interminável sob a responsabilidade do Governo do Estado, há mais de 2 anos que o prédio do Grupo Escolar Coronel Antônio do Lago, no centro de Touros deveria ter sido entregue. A empresa responsável pela execução da obra afirma que realizará a entrega brevemente. “A obra será entregue dentro de 30 dias”, afirmou João Barbosa, mestre de obras da Gaspar Serviços. Diante da expectativa, a população tourense pergunta: - Continuará Escola, ou será a Casa da Cultura de Touros?  O município está carente, tanto de salas de aula, quanto de uma estrutura para ser ponto de identificação da cultura, que, por sinal, tem um conteúdo invejável.

Durante a visita de registro de imagens, a repórter encontrou o ex-aluno Paulo Ernesto do Nascimento, que carinhosamente visitava cada compartimento da escola, fiscalizando e dando opiniões quanto a reforma. "Não entendo porque tanta demora para entregar um prédio histórico que tanto beneficia a população. Precisamos fiscalizar, afinal, é o dinheiro do povo que está sendo investido", enfatizou Paulo Ernesto. O prédio em estilo colonial da escola mais antiga do município de Touros, traz a história de uma geração aonde deram suas primeiras lições.

Texto: Dione Nascimento

NOVA PASTA - O prefeito Ney Leite criou para a sua administração uma nova pasta e nomeou como secretário, Gildenes Raimundo dos Santos, primeiro secretário de Pesca e Aquicultura de Touros-SPAT que assumiu a pasta, na última sexta-feira (26). Gildenes já foi presidente interino da Colônia de Pescadores de Touros e fez parte ativamente da campanha política do atual prefeito de Touros.

CONSELHO - Touros foi contemplado pela secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com carro PÁLIO BRANCO com grafismos da SDH/PR que foi recebido pela secretária de assistência social Andréa Karine Souza Ribeiro, na quarta-feira passada. A ação tem por objetivos apoiar as prefeituras municipais nos processos de qualificação, fortalecer os Conselhos Tutelares e fomentar o acesso e o uso do Sistema de Informações para Infância e Adolescência junto aos conselheiros tutelares. Em breve existe a perspectiva de outros equipamentos que serão entregues na Prefeitura Municipal para serem repassados para o Conselho Tutelar local.

AMIGOS - Nada melhor do que cruzar belas praias ao lado de amigos, tendo como paisagem as praias de Touros e São Miguel do Gostoso. Essa é a proposta da "14º Cavalgada Entre Amigos", que promete agitar o litoral norte neste domingo (21), com saída da Avenida 27 de Março em Touros, com concentração no Farias Auto Posto, as 10hs, com parada no Bar do Junior (Praia de São José) com feijoada e ao som de Viajantes do Forró, a chegada será na cidade turística de São Miguel do Gostoso, no terminal turístico na praia da Xepa, com muito forró. Serão cerca de 25km de muita paz, alegria, amizade e animação em um evento tradicional do litoral norte potiguar.

KIT: R$ 15,00 DIREITO A: 01 CAMISETA + BONÉ 03 CERVEJAS 01 FEIJOADA.

TRADIÇÃO - Resgatar a cultura local é uma das prioridades do prefeito de Touros, Ney Leite o retorno do FESTIVAL DE QUADRILHA VITALINA BOTA PÓ, que foi realizado com grande sucesso e estilo é uma prova do empenho municipal no resgate as tradições tourenses. O evento junino que tinha sido esquecido pela gestão passada surge de volta com mais força..

Tendo dado início na noite anterior, a Prefeitura Municipal de Touros realizou na noite da quinta-feira (27), a grande final, que teve a participação de 14 quadrilhas em estilo tradicional e estilizada.

A Secretaria de Turismo, fez um trabalho que agradou a população presente composta de senhoras grávidas, acompanhadas com crianças, idosos, além de autoridades e convidados. A população saiu as ruas para prestigiar o evento junino que deu brilho e vida a cidade.

ENCONTRADO - O corpo do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara, foi encontrado com marcas de tiros na cabeça em uma lagoa no município de Poço Branco, mais precisamente num distrito chamado Pousa. A informação foi confirmada pelo major Josemário Paiva, comandante da Polícia Militar na região. Segundo o tio do jovem, Josafá Araújo da Costa, o jovem estava desaparecido desde a noite da última terça-feira (4), após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara.

O carro do arquiteto, um Sandero prata, foi localizado nesta madrugada. Estava no bairro de Mãe Luiza, em Natal, em poder de um adolescente de 16 anos e de um jovem de 25. Os dois foram detidos. Mais tarde, outras três pessoas também foram presas suspeitas de participação no assalto e desaparecimento do arquiteto. Todos prestaram depoimentos ao delegado Antônio Taveira, que representou pela prisão temporária dos suspeitos. Contudo, ainda na noite desta quinta, a Justiça negou os mandados e todos foram soltos.

"O corpo tem marcas de tiro na cabeça. Foi execução", confirmou Taveira. Ainda segundo o major, familiares reconheceram o corpo de Petronyo. A comunidade camarense está chocada com a brutalidade e a forma que os assassinos executaram o arquiteto.

ENTENDA O CASO

O arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara, está desaparecido desde a noite da última terça-feira (4). Segundo informações do coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, e do tio, Josafá Araújo da Costa, o jovem foi visto pela última vez em um bar nas proximidades da igreja matriz da cidade. O carro do arquiteto, um Sandero prata, foi encontrado na madrugada desta quinta (6) no bairro de Mãe Luiza, na capital potiguar.

Segundo a polícia, o carro de Petronyo estava em poder de um adolescente de 16 anos e um jovem de 25. Os dois foram detidos em poder de uma arma e levados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Em seguida, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente (DEA) e o homem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, em Natal.

“Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante da Polícia Militar. O carro já está em poder da família. Ele foi encontrado pela polícia em Mãe Luiza. A polícia rastreou uma ligação em que esses homens ofereciam o carro por R$ 1.500. Eles foram presos e foram para a delegacia. Mas a gente só sabe disso. Estamos muito apreensivos. A gente só quer ele, seja vivo ou morto”, disse o tio.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, Petronyo foi visto pela última vez em um bar, chamado Espetinho do Dedé, que fica em João Câmara, perto da igreja matriz da cidade. "O dono do bar ia fechar e ele foi embora. Foi a última vez que viram ele. A mãe dele está bastante nervosa”, conta Josafá. O delegado titular de João Câmara, Antônio Taveira de Farias Neto, informou que está "ouvindo pessoas que têm informações precisas para a elucidação desse caso", pontuou. Já o comandante da Polícia Militar, afirmou que a polícia está dando apoio à família.

VIOLÊNCIA -A Igreja de São Pedro, localizado no Conjunto Calcanhar em Touros/RN, foi alvo de menores infratores na madrugada da ultima sexta (26/04). Após arrombar algumas janelas e danificares um caixa de som para levar o alto falante, os menores ainda roubaram uma caixa amplificada no valor aproximado de R$ 3 mil reais. Pelos equipamentos levados, o crime foi realizado por mais de uma pessoa. A ação teria acontecido na madrugada da ultima sexta, por volta das 4 horas da manhã. Segundo informações, apropria genitora de um dos menores envolvidos no arrombamento e roubo ao templo religioso em Touros, devolveu os equipamentos na residência de uma das pessoas ligadas a Igreja de São Pedro.

ACUSADO - Por volta das 00h15min do dia 18/04/2013, houve um homicídio contra a pessoa de Jackson Freire Luis da Silva que teria sido morto por disparo de arma de fogo no distrito de Santa Luzia no município de Touros, a Polícia Civil de Touros esteve no local do crime onde o corpo estava em frente a casa do suspeito já conhecido da Polícia por ter sido preso por porte ilegal de arma de fogo.

A partir daí, começaram a partir da cena do crime, as diligências a partir de informações de testemunhas, da apreensão da arma do crime com o objetivo de prendê-lo e por volta das 12h30min uma ligação para o Pelotão Destacado de Polícia Militar de Touros informava que Luciano, vulgo Lucinho estaria em um veículo de transporte alternativo em direção a Natal e no dia 19 de abril de 2013 uma ação conjunta entre a Rádio Patrulha do Pelotão de Touros juntamente com a da Companhia de Ceará-Mirim conseguem prender em flagrante delito a pessoa de Luciano Firmino quando estava dentro de um veículo de transporte alternativo com destino Natal onde foi dado voz de prisão e apresentado a autoridade policial para ser flagranteado pelo crime de homicídio capitulado no art. 121 do Código Penal.

ESTRELA - A data do show mudou, a super cantora Lilian da Jovem Guarda, que embalou tantos corações apaixonados aterrissar no próximo dia 20/04 no Teatro Poti Cavalcante em São Gonçalo do Amarante, a partir das 21:hs para um grande show que vai abalar os corações e fazer recordar os bons e belos tempos da Jovem Guarda. O show terá participação especial do cantor Deyvison Lima. Vale conferir essa opção cultural de primeira linha que você não pode perder por nada nessa vida. O show seria no dia 28/03, mas em virtude do feriado da Semana Santa será agora no próximo dia 20/04 com mais brilho ainda e maior público certamente.

LIXO - Em sessão ordinária da Câmara de Municipal de Touros, ocorrido na ultima quarta 06/03, o vereador Pedro de Cajueiro (PPS), denunciou o abandono e descaso da administração municipal de Touros com o lixão de Santa Luzia. Segundo o parlamentar, mesmo o lixão não sendo a forma adequada de destino final dos resíduos, no município de Touros já esta chegando ao seu limite de descaso, pois o lixo esta sendo jogado de qualquer forma e inclusive tirando a visão de motoristas que trafegam próximo o local, causando acidentes. O parlamentar também lembrou que a população local já não suporta mais conviver com tamanha fedentina e ameaça a saúde de todos.

BANCO - O Bradesco pode ser o próximo banco, o primeiro particular a se instalar em Touros. A cidade que conta há mais de três décadas com o Banco do Brasil e desde o ano passado com uma agência da Caixa Econômica Federal, pode ganhar ainda nesse semestre um banco de apóio do Bradesco (caixas eletrônicos para saques, depósitos, transferências e demais serviços) e, no ano seguinte 2014, uma agência padrão. A informação foi colhida e confirmada nessa quinta-feira 21/02. Caso o Bradesco, que tem preferência pelo centro da cidade de Touros, coloque em funcionamento sua agência, serão três os bancos tourenses em pleno funcionamento. Sinal positivo.

CIDADES -Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap). Os 48 municípios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.

RECUPERAÇÃO - O ex-prefeito de Touros, Carlos Alberto Câmara de Carvalho, o Carlão como é mais conhecido se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor no estomago em sua casa em Natal. O próprio ex-prefeito postou nota antes do carnaval em rede social na internet informando a notícia que segue: "Continuo internado me recuperando de uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago. Retirei 80% do estômago. Agradeço a todos, desde a equipe médica liderada pelo Dr. Fernando Lisboa, enfermeiros, técnicos e demais funcionários do Hospital do Coração. Agradeço a minha família pelo apoio e agradeço a Deus por ter me concebido a possibilidade de ser casado com Roberta Cacho Pereira que esteve sempre ao meu lado em todos esses momentos de dor e sacrifício. Obrigado a todos que rezaram, oraram ou de forma silenciosa desejaram a minha cura". Aqui da coluna e dessa Folha desejamos a sua pronta recuperação.

INICIATIVA - A Prefeita de São Miguel do Gostoso, Fátima Dantas e um grupo de empresários esteve recentemente na superintendência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte, onde foram recebidos pelo superintendente Regional de Varejo, Paulo Marconi. A prefeita e os empresários fizeram vê a necessidade da implantação de uma agência do Banco do Brasil na cidade, haja vista a grande movimentação turística, pagamento da Prefeitura,m de aposentadorias e programas sociais. A cidade até junho do ano passado disponha do serviço de caixa eletrônico, mas devido a ação criminosa de bandidos, os caixas foram desativados e só agora o BB sinaliza com a possibilidades de reinstalar o posto de atendimento. Enquanto isso os turistas, clientes, populares, aposentados e pensionistas, beneficiários dos programas sociais estão tendo que se deslocar a cidade de Touros para receberem seus benefícios. Com isso perde o comércio local, pois as pessoas gastam em Touros. São Miguel do Gostoso tem 50 pousadas, cerca de 70 restaurantes em ponto em que se pode comer e gerar 700 empregos diretos. A receita do setor de turismo, incluindo os serviços de guardadeiras e escolinhas de kit e windsurfe, gera em torno de R$ 10 milhões por ano.

BARBARIDADE - Acredito piamente que o momento é de reflexão diante de tamanha tragédia. O que leva uma pessoa aparentemente normal a cometer tão ato de violência, é preciso para e refletir os erros e crimes da nossa sociedade, omissão das autoridades e também nossa? A verdade é que não existem mais duvidas, os indícios de que a menina Maria Vitória Henrique da Costa, de 13 anos, estrangulada na manha desta quinta-feira(24) em São Miguel do Gostoso tenha sido estuprada antes de ser morta. Um exame preliminar feito no corpo da vítima apontou a presença de esperma. A informação foi passada a imprensa pelo delegado encarregado de investigar o caso, Leonardo Freitas em entrevista coletiva na tarde da última sexta-feira. Mas, para concluir o inquérito, o delegado ainda precisa de uma série de laudos como a comparação do sêmen de Moisés Costa de Oliveira (assassino), de conjunção carnal e de DNA que deverá ser feito no estado da Bahia. Mesmo precisando de tantos elementos as evidencias falam mais alto.

O CRIME

O agricultor Moisés Costa de oliveira, de 32 anos, mais conhecido pelo apelido de 'Ceará', confessou à polícia que matou, usando as mãos, a adolescente Maria Vitória Henrique da Costa, de 13 anos. O corpo da garota foi encontrado na manhã da última quinta-feira (24/01) em um matagal no município de São Miguel do Gostoso. A polícia acredita que ela foi estuprada, fato que o suspeito nega.

Logo após o crime, dois homens foram apontados pelo padrasto da menina como os responsáveis pelo crime. Um deles, segundo o subtenente da PM José Edson, foi liberado pelo delegado Leonardo Freitas de Moura, pois teria ficado comprovado que ele não teve qualquer participação. Já 'Ceará' admitiu o assassinato, mas negou ter abusado sexualmente da vítima.

Ainda de acordo com o subtenente, que comanda o destacamento no município, o agricultor contou que trabalhava numa obra próxima a casa da garota. “Ele viu ela passar e a seguiu”, relatou. Depois, ainda segundo o depoimento do suspeito, a adolescente foi abordada e estrangulada. Apesar de confessar o crime, 'Ceará' não disse o motivo que o levou a matar a menina. A polícia ainda desconfia que Maria Vitória tenha sido estuprada. “Quando o padrasto achou o corpo da enteada, ela tava nua da cintura pra baixo. Mas só os exames periciais poderão atestar se isso aconteceu”, ponderou o José Edson.

O agricultor foi conduzido para a delegacia de Touros, cidade vizinha a São Miguel do Gostoso. O corpo de Maria Vitória foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep)e só será liberado para sepultamento depois da realização do exame de conjunção carnal, que vai indicar se o ato sexual foi consumado.

Maria Vitória foi encontrada pelo padrasto e um amigo da família por volta das 10h, em um matagal próximo à residência onde eles moram, em uma localidade chamada Maceió, na periferia de São Miguel do Gostoso. O padrasto relatou à polícia que a enteada saiu de casa por volta das 9h desta quinta, afirmando que iria defecar do lado de fora da residência. Segundo o subtenente, a prática é comum na região, em razão de várias casas não possuírem banheiro e o local não é saneado.

“Cerca de uma hora depois o padrasto sentiu falta da menina e saiu para procurá-la junto com um amigo”, contou o PM. O padrasto também afirmou à polícia que encontrou Maria Vitória nua, com um short em volta do pescoço. “Acreditando que ela ainda estava viva, eles a levaram para o posto de saúde da cidade, onde foram informados sobre a morte”, detalhou José Edson.

MOEDA - Você sabia que São Miguel do Gostoso já tem sua moeda própria? Ela se chama Gostoso e já é recebido em muitos estabelecimentos comerciais da cidade. Um Gostoso vale um Real. O controle é do Banco Solidário de Gostoso. “A idéia é fortalecer a economia local. Ao invés de se comprar lá fora, compra-se aqui, com o Gostoso, que só vale aqui”, afirma o vereador Jubenick Pereira (PT), um dos idealizadores, junto com outros membros do PT local, pela criação da moeda (veja a foto das cédulas). O Banco Solidário de Gostoso faz parte da rede de bancos da economia solidária, criada pelo governo federal na gestão Lula. Todos estes bancos são controlados pela Secretaria Nacional da Economia Solidária, que é ligada ao Ministério do Trabalho. No Brasil, já existem 81 bancos solidários – mas o de São Miguel do Gostoso é o primeiro a ser criado no Rio Grande do Norte. Além de fazer circular a moeda Gostoso, o Banco Solidário também libera pequenos empréstimos para agricultores. O fundo para estes empréstimos vem da Secretaria Nacional da Economia Solidária. A AACC (Associação de Apoio às Comunidades do Campo) foi responsável pela vinda do Banco Solidário para a cidade, via crédito para fortalecer a agricultura familiar.

DROGAS - Policiais do Grupo Tático Operacional(GTO) de Touros, prendeu nesta terça-feira(8) duas mulheres, uma delas identificada como Flávia com 18 pedras de crack. Flávia foi presas no terminal rodoviário da cidade quando esperava transporte para São Miguel do Gostoso, onde segundo ela iria vender a droga. A outra mulher presa pelo GTO foi Raysse Fernandes Garcia, de 28 anos, natural de Mossoró. Ela foi detida durante patrulhamento do GTO na avenida Avelino André no conjunto Frei Damião, em Touros. Com ela foram encontradas 2 pedras de crack, 1 trouxinha de maconha e a quantia de R$ 55,00.

ACORDO - Uma conversa entre Marcos Chimbinha e o prefeito Ney Leite realizada na última sexta-feira rendeu bons resultados. O prefeito Ney resolveu autorizar a liberação dos pagamentos via Banco do Brasil. Ou seja, quem teve seus cheques sustados, basta apresentá-los novamente para que o pagamento seja efetuado. A informação é do ex-secretário de administração Solano Gomes. Ainda segundo Solano, o novo prefeito acreditou que não existia dinheiro na conta por isso tomou a medida de sustar os pagamentos. Os cheques podem ser reapresentados a partir da próxima terça-feira 08/01. Caso exista alguma complicação referente a reapresentação os prejudicados devem procurar a Prefeitura de Touros para solucionar o problema pendente.

TRANSTORNO - Um dos primeiros atos do novo prefeito de Touros, Ney Rocha Leite foi determinar junto ao Banco do Brasil a suspensão de todos os pagamentos (via cheque) emitidos pela ainda então prefeita Luciana Farias no final do mês passado. Os cheques de fornecedores e colaboradores do município foram simplesmente devolvidos pelo Banco do Brasil, mesmo existindo dinheiro na conta, pagamento emprenhado e recibos assinados. O ato não foi ao menos explicada pela nova administração. Muitos pais de família que contavam com esse dinheiro para o cumprimentos das suas obrigações estão revoltados com a má surpresa. Resta agora a nova administração uma explicação aos prejudicados que querem apenas receber o que é seu por direito.

PREFEITA - Neste 1° de janeiro, primeiro dia de 2013, assume uma nova administração em São Miguel do Gostoso. Sai Miguel Teixeira e entra Fátima Dantas (foto), eleita na eleição de outubro passado. Embora sejam aliados, ela pretende dar um novo perfil na administração da cidade. Fátima Dantas assume sob grande expectativa da população local. A cidade está esperançosa e de que muitos problemas crônicos locais serão superados. Fátima promete não frustrar esta esperança da população e atender prioridades, na medida do possível. Fátima tem prioridades da sua administração. Saúde, abastecimento de água, limpeza e recolhimento de lixo, proibição de trânsito na praia, novo padrão da feira, segurança pública e incentivo ao turismo são algumas das suas prioridades. Fátima entende que não dá para resolver tudo de uma hora para a outra. “Mas tudo que for possível, nós vamos fazer”, afirma a prefeita. “A população pode ter certeza de que estamos empenhados em resolver os principais problemas da cidade”.

DESCASO - Medicamentos com data de validade vencida foram encontrados na manhã desta quinta-feira (27/12) em um deposito de lixo nas proximidades do ginásio de esportes de Touros. Não se sabe a procedência dos medicamentos ou quem estava estocando medicamentos de distribuição gratuita na sua residência, suspeita-se que seja algum funcionários ou alguém ligado ao setor de saúde do município, para ter acesso a esta grande quantidade de medicamentos. O caso chamou a atenção de muitos e será sem dúvida mais um caso para ser desdobrado pelo Ministério Público local.

REVELAÇÃO - Uma pesquisa realizada em 28 países dos cinco continentes pela famosa revista francesa "Amerika" editada pela Universidade de Rennes 2, revelou que a população brasileira está entre as que tem mais problemas com frustrações e recalques. Segundo o estudo, a população de baixa renda e das classes C e D, sofrem em média 38% mais com esse tipo de problema que populações de países africanos. Sofrem por diversas causas, como ser pobre, viver mal, comer mal, viver em situação precária e principalmente por não ter acesso a uma boa condição social e educacional. O estudo também mostra que a população brasileira busca como válvula de escape e tabua de salvação, o envolvimento com o samba, funk, futebol, carnaval e atividades festivas de um modo geral. "O povo brasileiro por ser bastante criativo, sofre mais que os outros povos mas aprendeu a canalizar suas frustrações através dessas atividades festivas, eles aprenderam a disfarçar", disse Jean Herst. A pesquisa mostra que a vida nas favela, ao contrário do que tenta mostra as novelas e o próprio Governo, não é nada pacificada, e mais se assemelha a um inferno na terra, em função dos conflitos com traficantes, gangs e todo o tipo de adversidade relacionados a uma sociedade desagregada e violenta.

LIVRO II - O jornalista e escritor Nelson Patriota lança mais um livro na próxima terça-feira dia 11/12 na Academia Norte-Riograndense de Letras. Trata-se do "Livro das Odes". A solenidade de lançamento será realizada no salão nobre da academia e promete se transformar em mais um sucesso de lançamento literário. O escritor que vem ao longo dos anos publicando diversos livros é também membro eleito da Academia de Letras, sua posse no entanto ainda não foi marcada.

LIVRO - O desenrolar das últimas cinco décadas da história política de Touros já está em pleno curso. A informação não é oficial, mas já sabemos que o companheiro dessa Folha, jornalista Roberto Patriota prepara o esboço do que pretende ser a história política de Touros dos últimos 50 anos. Patriota vivenciou boa parte dessa história nos últimos 30 anos. Além de ter sido o fundador do primeiro jornal impresso e depois on-line do município de Touros e da região em 1988. Patriota também foi responsável pela primeira emissora de radiodifusão de Touros, a FM Mato Grande inaugurada em 1996 e que ficou no ar por um período de dez anos.

Além desse pioneirismo, Patriota também desenvolveu diversas atividades paralelas em prol do município de Touros, foi o primeiro Secretário de Turismo de Touros em 1989, foi também responsável junto com Ivanildo Cortez e Luiz Penha pela criação da importante Fundação Cultural José Porto Filho, que reeditou o livro "Emoções Rimadas" do poeta Porto Filho em 1990. Roberto foi também o primeiro Secretário Executivo da fundação. Fundou e presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Touros em 1998, que era um braço da Federação do Comercio no município. Ocupou em duas ocasiões o cargo de Secretário de Imprensa do município de Touros. Ele também criou junto com um grupo de amigos a Associação Pró-Touros que muito ajudou na divulgação e melhorias da então precária infra-estrutura do município. Além de todas essas empreitadas, participou de perto e ativamente como jornalista dos bastidores da política tourense nas últimas duas décadas e meia, a qual conhece como poucos.

Quando fundou a Folha em 1988 Roberto explicou a novidade dessa forma: "Não importa se as pessoas vão ou não concordar com o ponto de vista dessa Folha, antes de tudo mais, todos precisam raciocinar, formar opinião, pensar, e se vê como cidadão de uma comunidade, e nada como a difusão de idéias para fazer uma terra crescer e prosperar". A semente foi plantada há duas décadas e meia, de lá pra cá a Folha ajudou em muito o progresso dessa carente região, que se concorde ou não. Como jornalista Patriota está além das divergências partidárias momentâneas, acostumado a ver o jogo político dos bastidores das negociações, sabe muito bem que nesse jogo não existe vencedores diretos. "Quando alguns acham que venceu, o tempo mostra o contrário, em muitas ocasiões o grande vencedor foi o derrotado nas urnas", costuma falar o jornalista. Sem querer adiantar nada sobre o livro Roberto apenas disse que a idéia existe e que tem material farto para a obra, mas falou também que pretende esperar a conclusão da gestão do prefeito eleito Ney Leite para fechar o ciclo de 50 anos de história política de Touros. A obra de Patriota tem tudo para ser mais um grande documento histórico para a vida da comunidade tourense. Vamos aguardar com ansiedade.

GRADUAÇÃO - Para um médico poder exercer sua profissão ele tem que estudar seis longos anos, sem falar nos anos de especializações e pós-graduação. Isso também ocorre com outras tantas profissões como a de engenheiro, advogado, dentista etc. Porque então um governador ou prefeito e demais gestores da coisa pública pode assumir os destinos de um estado ou município sem qualquer qualificação ou preparo? A pergunta foi feita pelo deputado Mourão de Carvalho do PP de Rondônia durante recente pronunciamento no Congresso Nacional. Para o deputado isso é uma irresponsabilidade sem precedentes e um dos piores maus da democracia. "Você entregaria o comando da sua empresa para uma pessoa sem qualquer preparo ou qualificação?", perguntou o deputado, lembrando que muitas pessoas sem conhecimento ou experiência administrativa assumem grandes prefeituras pelo país afora. "O povo elege verdadeiros desastres administrativos pela emoção, não raciocinam direito e votam pelos mais diversos motivos, são eleitores inocentes, tolos, depois do desastre caem na realidade mas já é tarde demais. Mourão de Carvalho pretende colocar em votação projeto que exija graduação (curso superior), para gestores públicos em todo o Brasil. O assunto será mais uma polemica da política nacional. Caso o projeto seja aprovado, a ingênua população brasileira sairá ganhando com gestores mais qualificados.

SUCESSO - Uma letra retirada do poema "Pergunta" do livro "Refúgios Adormecidos" de autoria do poeta Raimundo Lindó Mota vem fazendo sucesso no famoso site YouTube na internet. O autor da música é Almir Felipe, que deixou o o vídeo super bacana com excelente visual.. É sem duvida um belo vídeo pra quem gosta de romantismo. Para conferir é só clicar no link: http://www.youtube.com/watch?v=h_25PCR_2gc&feature=share

CRUEL - Para o jornalista Reinaldo Azevedo, articulista da revista Veja, o maior desafio que os novos prefeitos eleitos vão encontrar a partir de janeiro próximo não será exatamente o déficit público das gestões passadas. Muito mais complicado que isso, para o jornalista será a difícil tarefa que os novos gestores terão em acomodar os muitos correligionários e "amigos" do período de campanha. "Nesse tipo de relação de "amizade" 99% dos que apoiaram o candidato eleito foi movido por puro interesse pessoal, ninguém é eleito porque é mais bonito, ou porque é mais amado que o adversário, se elege quem tem o maior caixa e o maior comprometimento. O adversário vem de quatro a oito anos de desgaste profundo, ele o eleito, começa a se desgastar a partir do primeiro segundo que assume o cargo e essa matemática é de multiplicar. Dai se explica o fenômeno de campeões de votos serem esquecidos pelo seu eleitorado num curto período de quatro anos", ensina Reinaldo. o articulista lembra que mais importante que distribuir cargos para "amigos" é oferecê-los a quem de fato tem competência, qualificação e preparo. "O sucesso e insucesso de uma gestão começa por esse diferencial de inteligência e sabedoria".

JOVEM - O município de Ielmo Marinho elegeu um dos prefeitos mais jovens do Brasil nesse pleito. O jovem Bruno Patriota é uma das apostas da nova fase política do Estado. Jovem e preparado, com pinta de ator global fez a diferença nessa campanha em Ielmo Marinho. Teve o apoio do atual prefeito Germano Patriota que realiza até aqui uma das melhores administrações que se tem notícia naquela município. Abaixo o agradecimento do jovem prefeito.

MAIORES - Os municípios de João Câmara, Touros e Macau, estão entre os 20 maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte. João Câmara aparece em 14º com 24.322 eleitores: Touros em 16º com 23.010 eleitores e Macau em 17º com 20.228 eleitores.
Confira a relação dos 20 municípios:

01. Natal – 528.364
02. Mossoró – 163.727
03. Parnamirim – 104.306
04. São Gonçalo do Amarante – 65.248
05. Ceará-Mirim – 50.144
06. Caicó – 44.574
07. Macaíba – 41.148
08. Assu – 40.660
09. Currais Novos – 32.835
10. Nova Cruz – 28.905
11. Apodi – 27.965
12. São José do Mipibu – 26.056
13. Santa Cruz – 25.687
14. João Câmara – 24.322
15. Canguaretama – 23.884
16. Touros – 23.010
17. Macau – 20.228
18. Pau dos Ferros – 19.958
19. Areia Branca – 19.842
20. São Miguel – 18.507

DISPUTA - Como se costuma falar na política: "não existe eleição fácil, nem muito menos adversário fraco", a tendência natural de toda campanha política é sempre o mesmo, a polarização entre os doais candidatos mais fortes. Esse quadro pode ser visto em vários municípios da região, o exemplo mais vibrante está acontecendo em Ceará-Mirim, município esse que as pesquisas revelam um empate técnico entre três candidatos. A situação também não é tão simples e fácil em João Câmara aonde o atual prefeito Vavá Targino campeava solto, números recentes mostram que a campanha de Vavá não vai chegar de bandeja. Outra campanha que aparentava ser fácil era a de São Miguel do Gostoso aonde a candidata Fafá Neri caminhava para uma vitória sem muita dificuldade, não é que na reta final da campanha de Gostoso o quadro endureceu com o marcante crescimento da oposição. Em Touros até um par de mês o quadro favorecia bastante a oposição, situação que se inverteu em razão de uma maior mobilização política da situação. Hoje a disputa tourense é bastante acirrada, ao ponto de deixar os eleitores sem uma certeza clara da atual situação política. O veredicto está próximo, questão de dias e horas, o voto ainda não está nas urnas, mas na cabeça dos eleitores.

NOVAS - Desde que adquiriu o título da Folha do Mato Grande ao jornalista Roberto Patriota em abril de de 2010, que o empresário Pedro Batista do Nascimento vem prometendo mudanças estruturais no nosso portal (um dos mais visitados sites regionais do RN). Tudo indica que a hora chegou. O Sr. Pedro Batista comunicou que a partir de janeiro de 2013, o portal Folha do Mato Grande vai passar por muitas e várias modificações para se adequar aos novos tempos da imprensa digital. O nosso portal receberá investimentos concretos na área tecnológica e ampliação da equipe efetiva e de colaboradores. Empresário bem sucedido na Paraíba e proprietário de vários títulos famosos na web, Pedro Batista desde o principio acreditou nesse título com quase 25 anos de sucesso. Na realidade ele é um dos muitos investidores em títulos da web e marcas e patentes, uma nova modalidade de investimento que ganha corpo a cada dia. Homem de temperamento centrado, de pouca conversa e muita ação, e um empresário discreto, averso a badalações e exposição pessoal. Pedro vem se firmando cada vez mais no mercado de marcas e títulos, foi dele um dos títulos mais cobiçados da web, e depois resgatado a preço de ouro pela apresentadora Xuxa. O título www.xuxa.com.br foi registrado primeiramente pelo empresário futurista numa época em que quase ninguém apostava na internet. 

PESAR - É com muito pesar que temos a missão de, noticiar o falecimento no Hospital das Clínicas, em Natal, de Márcia Lopes de Oliveira, funcionária pública municipal e mulher querida pela comunidade de Touros. Seu corpo foi velado na residência de seus pais, na Rua Cel. Antônio Antunes, em Touros. O seu sepultamento que ocorreu nesta segunda-feira 24/09, às 8 horas, com missa de corpo presente. Deixa familiares e uma filha, Marjorie Lopes (com a mãe na foto). Desejamos a toda a família força e o conforto de Deus nosso senhor salvador. Sabemos que ela era uma mulher de bem e amava sua terra.

DESEQUILÍBRIO - O vereador Edvaldo Medeiros (PPS), da coligação Touros Seguindo em Frente, um dos fortes correligionários da candidata a reeleição à Prefeitura de Touros, Luciana Farias (PPS), teve sua residência invadida, por volta das 9:30 da manhã dessa terça-feira (18).

Segundo o Vereador registrou em Boletim de Ocorrência nº 289/2012, que um PM, lotado em Parazinho (sem fardamento e em carro caracterizado ou seja oficial), chegou em frente a sua residência e disse para Edvaldo Medeiros que ia conduzir o carro do irmão do vereador a delegacia, pelo fato do veiculo esta com cestas básicas no armazém do comercio da família, após a recusa do vereador em sair de sua residência, após constatar que não havia mandato de busca e apreensão, e a situação ser atípica, o PM sem farda invadiu a residência do vereador, onde o mesmo foi questionado pela procedência da mercadoria e foi informado ao Policial que era do comércio da família e logo após em outro ato o PM foi até a gerencia do comercio em busca da Nota Fiscal, onde foi entregue ao mesmo.

O ocorrido movimentou a cidade, principalmente pelo fato de correligionários da coligação adversária ao vereador Edvaldo Medeiros, estarem presente no pelotão da Polícia Militar, inclusive com a presença do candidato da oposição, Ney Leite (PSD). Outro fato que chama atenção é que o carro do comércio da família do vereador, foi seguido até onde foi entregue a mercadoria, oque constrangeu o gerente do comércio que recebeu a mercadoria, que foi comprada para ser distribuída ao seus funcionários como ocorre costumeiramente.

Segundo o Vereador Edvaldo Medeiros, que tenta reeleição ao seu segundo mandato, "os fatos devem ser apurados, após esta denúncia infundada e principalmente se houve má fé política para prejudicar-lo, diante dos fatos estranhos que cercam o caso", finalizou o vereador.

A audiência para apurar o caso foi marcada para o dia 25/10, as 10:00hs.

Por: Lenilson Souza

RIO DO FOGO - O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) retomou nesta terça-feira(11) a pauta de julgamento de recursos de registro de candidaturas para as eleições de 7 de outubro. Na sessão de hoje a tarde foram julgados mais onze recursos de registro de candidatura. Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Vila Flor, Sandro Márcio da Silva e Luiz Joaquim de Souza, respectivamente, tiveram seu registro deferido, enquanto Egídio Dantas de Medeiros Filho e Damião Gomes da Silva, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Rio do Fogo tiveram seu pedido indeferido.

No caso de Egídio os juízes da Corte Eleitoral entenderam que ele não poderia ser candidato, já que ingressou no cargo de prefeito, por ordem judicial, no ano de 2005 e em 2008 voltou a ser candidato e eleitor gestor. A corte entendeu que ele não pode concorrer ao pleito porque seria o terceiro mandato consecutivo. O advogado Felipe Cortez, que defende Egídio, confirmou que recorrerá ao TSE.

COTAS RACIAIS - A família do meu pai chegou ao Brasil, com uma mão na frente e outra atrás, no começo do século XX. A da minha mãe aportou aqui fugindo do nazismo. Em ambos os casos, portanto, muito depois da abolição da escravidão. Caso a lei das cotas raciais e econômicas nas universidades federais seja sancionada, fico imaginando o que eu - e milhões de brasileiros com histórico parecido - diria ao meu filho se ele fosse excluído de uma vaga em universidade federal em benefício de um negro ou indígena com pior desempenho acadêmico. Não haveria o que dizer. Pessoalmente, acredito que o critério racial fere a isonomia, que é a base da democracia, e tisna o republicanismo com sectarismo. Racismo sempre é ruim, tanto o movido por ódios quanto o por intenções nobres. Espero que os militantes da causa negra não se iludam: esse projeto não é uma grande vitória, mas uma cortina de fumaça. Em primeiro lugar, porque o racismo brasileiro não é causado por políticas governamentais que precisam ser revertidas, como era o caso americano, mas sim por atitudes de foro íntimo de uma parte dos nossos concidadãos. A concessão de cotas não mudará esse preconceito e corre-se o risco de exacerbá-lo. E, segundo e mais importante, porque o efeito dessa lei não passa de migalha. Reportagem da Folha de S.Paulo calculou que o número de vagas reservadas nas universidades federais aumentaria em 70 000 com as cotas. A maneira de tirar milhões de negros da privação é melhorando a qualidade do ensino básico. Com as cotas o Governo apenas desvia o foco verdadeiro do problema e vai levando o assunto mais uma vez na barriga, gesto típico da classe política brasileira.

Não fosse o componente racial no projeto de lei aprovado pelo Congresso - que destina 50% das vagas das universidades federais a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, a ser distribuídas respeitando a divisão racial de cada estado -, eu poderia dar-lhe o benefício da dúvida. Com o componente racial, sou contra. O monumental erro dessa lei é beneficiar uma classe em azar de outras, sobre isso não existe justificativa plausível.

Há bons argumentos favoráveis e bons argumentos contrários à concessão de cotas a alunos da rede pública de ensino, sem discriminação por raça. Os favoráveis: a medida aumenta o acesso de alunos de baixa renda à universidade, promovendo equidade social. Também pode fazer com que pais da classe média baixa tirem seus filhos de escolas particulares e os matriculem em escolas públicas. A pesquisa sugere que esse público de maior renda e instrução deverá gerar melhoria de qualidade na escola pública. Os argumentos contrários: além de ferir a meritocracia, o que conceitualmente é lamentável para uma instituição de ensino, a chegada de alunos despreparados às universidades federais poderia ameaçar sua qualidade, acabando com boa parte da pouca pesquisa que o país produz, é o mesmo que engatar a macha ré no ensino brasileiro.

O tempo dirá se os efeitos negativos vencerão os positivos. É uma questão mais empírica do que opiniática. Se essa lei for mais um prego no caixão das universidades federais, é importante notar que o eventual óbito terá sido caso de suicídio assistido, não assassinato. Agora reitores e professores protestam contra essa lei específica, mas as sementes do mal foram plantadas por eles. Porque nas últimas décadas as universidades federais se protegeram tanto, amealharam tanto dinheiro dando tão pouco em troca à sociedade, que hoje não têm mais autoridade para esperar que essa sociedade as proteja.

A marcha da insensatez começou com o artigo 207 da Constituição, que declara a “indissociabilidade entre ensino e pesquisa” nas universidades. Já seria estranho ter uma lei qualquer defendendo que o separável é, em realidade, inseparável, mas consagrar isso na Constituição do país é estapafúrdio. O resultado prático dessa lei é que 90% dos professores das federais são remunerados como se fossem pesquisadores em tempo integral, o que a grande maioria não é. Se quase todos são tratados assim sem que precisem produzir pesquisa, obviamente há pouco incentivo para que se faça pesquisa de ponta. A maioria dessas instituições é pouco produtiva. No ranking mundial de universidades do Times londrino, não há nenhuma universidade federal entre as 400 melhores do mundo. Ainda há grandes professores e pesquisadores, mas as universidades federais exigem que toda a rede seja tratada de forma homogênea, gerando dupla injustiça: não valoriza os que merecem e sobrevaloriza os que nada ou pouco produzem. Esses últimos ainda fazem greves, como a de agora.

Essa estrutura torna o custo das universidades federais estratosférico: seu aluno custa quase seis vezes mais do que o aluno do ensino fundamental, o mais caro entre todos os países medidos. Finalmente, as federais resistiram e continuam resistindo a planos de expansão de vagas. Fazer universidades novas em zonas desprestigiadas pode, mas aumentar agressivamente o número de alunos nas universidades “nobres”, isso não. Assim, o orçamento do Ministério da Educação destina 23,7 bilhões de reais às federais e elas matriculam apenas 763 000 alunos, menos de 15% das matrículas totais do setor. Se a instituição das cotas tiver efeito adverso sobre a qualidade das federais, é provável que haja mais um êxodo de matrículas para o setor privado, fomentando o desenvolvimento de instituições de ponta nesse setor. Daqui a um tempo, não será surpreendente se alguém sugerir extinguir as federais e transferir todo o seu orçamento para boas universidades privadas ou estaduais. Todas as leis e manobras que deveriam garantir a opulência e complacência das universidades federais terão causado sua implosão.

Na escola, havia um colega que não conseguia acompanhar o ritmo na maioria das matérias e era vítima de gozação da turma. Um dia, ao receber mais uma provocação de outro colega que tampouco era grande aluno, ele se revoltou: “Tu, não! Vai descolorir o boletim antes de abrir a boca”. O Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que dá uma nota de zero a 10 para a qualidade de todas as escolas públicas do Brasil, mostra que o boletim do país é um mar de notas vermelhas.

O Ministério da Educação, ao divulgar os resultados, enfatiza o (pequeno) progresso e o fato de 77% dos municípios terem atingido a meta. A verdade é que não há razão para contentamento. A média cai de 5,0 no 5º ano para 3,7 ao fim do ensino médio. Quanto mais tempo nosso aluno permanece na escola, pior é o seu desempenho. As metas do Ministério da Educação são ridículas, mais uma herança maldita do preclaro Haddad. Estipulam que, em 2021, o Brasil tenha o mesmo desempenho dos países da OCDE... em 2006! Isso não é meta, é uma confissão de derrota. Até 2021 esses países terão evoluído muito, e os problemas de competitividade do Brasil, causados pelo nosso apagão escolar, continuarão terríveis.

Como sabem os leitores desta coluna, só acredito que teremos mudanças significativas quando a população cobrar educação de qualidade. Políticos só atacarão o problema da educação com o devido empenho quando o mau resultado lhes custar votos. O Ideb 2011 pode ser um instrumento valioso nesse processo, porque pela primeira vez temos uma série histórica que permite avaliar o desempenho de redes municipais em um mandato inteiro de prefeitos, justamente em ano eleitoral. Para dar minha pequena colaboração, as tabelas aqui reproduzidas mostram, entre as cidades com mais de 100 000 habitantes, quais as redes municipais que mais melhoraram e as que mais pioraram no país, e também aquelas que obtiveram os melhores e os piores resultados absolutos. Em twitter.com/gioschpe você encontra os dados completos do Ideb por município, por estado e pelo país, desde 2005.

DENGUE - Muito preocupante o registro de um caso de dengue hemorrágica em Touros. Depois que deu entrada na ultima quarta feira, 11/Julho no hospital Walfredo Gurgel em natal o jovem Expedito Tomás Júnior,21 anos, filho de Expedito Tomás e Maria Aparecida Juvêncio Querencio, residentes na rua Genésia de Oliveira,centro/Touros, a população de Touros questiona o avanço da doença na cidade. O jovem começou a passar mal na terça feira a noite, procurou atendimento hospitalar, foi medicado e liberado, na madrugada voltou a passar mal e retornou ao hospital e foi encaminhado imediatamente para a Natal. Segundo sua mãe, Maria Aparecida os médicos diagnosticaram Dengue Hemorrágica. Júnior encontra-se internado na UTI do Walfredo Gurgel e o seu caso é considerável grave. Que Deus ajude.

CAIXA - A falta de verba para enfrentar a campanha política deste ano seria a principal justificativa para determinada chapa que pleiteia a prefeitura de Touros anunciar a desistência da campanha. Segundo apuramos em informação por assim dizer "confidencial". Pode sim, haver uma desistência no pleito municipal de Touros nas próximas semanas. A determinada chapa estaria correndo em busca do tão importante oxigênio financeiro para poder continuar em frente, já que houve erros de cálculos e somas, além do fato de um dos financiadores, o mais importante deles, não ter cumprido a promessa financeira por possivelmente não acreditar no desempenho do candidato em questão. A citada chapa corre contra o tempo em busca de dinheiro e segundo o nosso informante, foi dado um prazo de trinta dias para que o problema de ordem financeiro seja solucionado. Teria ficado estabelecido que, caso outro financiador não seja encontrado em tempo hábil, a chapa deve comunicar a desistência da candidatura e o possível apoio a um outro candidato em estudo. Hipocrisia de lado, é do conhecimento de quem entende um pouco de política que na reta final das campanhas, o que prevalece sempre é a grana nas mãos das lideranças e dos eleitores. Não se vota por ideologia ou pelos belos olhos dos candidatos, não aqui na região. Vamos esperar para ver no que isso vai dar.

REDES - Um fato curioso vem vem dando o tom das campanhas municipais por todo Estado e região. As redes sociais e seus grupos e comunidades esquentam as eleições com verdadeiros debates públicos. Tanto em João Câmara, Ceará-Mirim, Maxaranguape como em Touros as ferramentas mais utilizadas até o momento são as redes sociais, e os candidatos que não atinarem para esse fato vão perder pontos preciosos na campanha deste ano. Alguns desses grupos devem sofrer sanções judiciais brevemente, outros já sofreram. Isso ocorre principalmente por conta dos excessos e da falta de respeito com os adversários políticos. Em Ceará-Mirim por exemplo 4 ações já tramitam por conta desses excessos.

POLÍTICA - Informação que me chega nesse minuto da conta da presença do vice-presidente da República Michel Temer no município de Touros no final do dia de hoje. O mesmo se faz acompanhar da esposa e grupo de amigos. O vice-presidente que está participando de algumas convenções do PMDB, terá encontro com o candidato a prefeito de Touros, Carlos Bezerra, o Carlinhos da Biomar ainda hoje a noite, segundo informação da mesma fonte. Michel Temer deve permanecer hospedado em pousada de Perobas até esse domingo de onde segue de volta para Natal e Capital Federal.

POLÍTICA II -Assunto corrente nos corredores da Assembléia Legislativa nessa quinta-feira uma nova pesquisa eleitoral já concluída por renomado instituto de pesquisa de opinião publica. Segundo se comentava no finalzinha dessa tarde, a prefeita de Touros,Luciana Farias candidata a reeleição seria franca favorita, com folga considerável de votos do eleitorado local. Segundo informou Mário Sérgio, o instituto enviou a mesma para registro e posteriormente divulgação. A colocação do segundo e terceiro colocado não foi divulgado de boca em boca. Resta a nós pobres eleitores, apenas aguardar a divulgação para conferir a veracidade da informação que é bom que seja lembrado, não é oficial.

MARCAS - Política é algo realmente complicado de se entender. Em conversa com o colega Raimundo Lindó o mesmo me participou que a ex-secretária de administração da gestão do Dr. Heriberto, a Rosângela Sá, estaria em plena negociação com o candidato a prefeito de Touros, Ney Leite para ser a "marqueteira" da campanha municipal do mesmo. Agora eu pergunto: política é coisa que se entenda? Tão criticada no passado a ex-secretária que anda sumida de Touros há um bom tempo retornaria a terrinha, não só como marqueteira, mas com promessa de um futuro cargo no Palácio Porto Filho, caso o seu candidato seja eleito prefeito na campanha vindoura de outubro próximo. Acho que podemos denominar o fato como "marcas do passado", ou coisa parecida.

EÓLICA - Matéria do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (22/06) informa que o município de Touros no Rio Grande do Norte receberá mais dois parques eólicos operados pela Vale em parceria com elétrica australiana Pacific Hydro. O investimento para construção dos parques será de R$ 650 milhões para uma capacidade instalada total de aproximadamente 140 megawatts (MW). O acordo entre as duas empresas foi assinado nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e reuniu o presidente da Vale, Murilo Ferreira; o principal executivo da Pacific Hydro, Rob Grant; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e a primeira ministra da Austrália, Julia Gillard. Enfim uma excelente notícia para Touros.

CANDIDATURA - Enfim chegou ao final o dilema da candidatura Luciana Farias. Diante do apelo popular, a Prefeita Luciana, decidiu no inicio da tarde desta sexta-feira (15/06) apresentar sua pré-candidatura à prefeitura de Touros, concorrendo assim a reeleição ao Palácio Porto Filho nas eleições de 2012. O que pesou para a sua decisão foi o reconhecimento do povo pelo trabalho desenvolvido na organização da gestão pública de Touros e ações de desenvolvimento em todo o município de Touros. Muitos tourenses se deram conta da seriedade da prefeita e do seu estilo de trabalhar pelo povo sem alardes mas mostrando resultados concretos.

AFASTAMENTO - Para conhecido analista político do Estado, é uma questão de horas o afastamento eminente do ex-vice prefeito de Touros Sérgio Câmara da presidência provisória do PMDB de Touros. A informação de que o deputado Henrique Alves já teria batido o martelo já circula amplamente nos bastidores da política provinciana do RN. Sérgio Câmara vem fazendo o que pode e certamente não pode para tentar se manter a frente do PMDB e assim negociar o cargo de vice-prefeito na chapa da então candidata a reeleição Luciana Farias. Com a mudança do quadro político com a recusa da prefeita em ser candidata o partido tomou outra postura frente ao impasse.

POLÍTICA - O PMDB de Touros oficializou seu apoio ao projeto político e administração da Prefeita Luciana Farias. O anúncio foi feito pelo presidente local do partido, na tarde deste sábado, o ex-vice-prefeito de Touros, Sérgio Câmara. Tal decisão tem o apoio da maioria dos filiados do partido e segue orientação do Ministro Garibaldi Alves e do Deputado Walter Alves e do diretório estadual do partido. Com isto o PMDB não terá candidatura própria no certame de 2012.

Segundo Sérgio Câmara, o partido vem juntamente com o PTB para somar com o grupo da Prefeita Luciana Farias. Também segundo o presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, houve uma reunião da prefeita com o Deputado Walter Alves, onde o mesmo pediu para a atual gestora rever sua decisão de não concorrer ao pleito deste ano, sendo a melhor opção para a cidade de Touros, diante das ações de organização administrativa e o amplo projeto de desenvolvimento realizado pela atual gestão. (Fonte: Blog Touros em Foco).

DESISTÊNCIA - O município de Touros estava aguardando apenas uma anúncio neste últimos dias, se a prefeita Luciana Farias seria ou não candidata a reeleição. O mistério teve seu fim na noite desta quinta-feira (31/05), em Boqueirão, zona rural de Touros, em uma reunião com grande numero de correligionários a Gestora municipal anúncio a sua não candidatura à reeleição, algo que surpreendeu todos presentes, principalmente pela forma, de conduzir a gestão pública de Touros, estruturando e modernizando os serviços nas secretarias e realizando obras importantes como: Água para a região da Serra Verde, depois de uma espera de mais de 60 anos, reformas, ampliações total equipagem de escolas, nova estrutura para a saúde do município com construção de novas unidades de saúde básica, reforma e ampliação do hospital, transformar a assistência social de Touros em referência no estado, melhorar significativamente a segurança no município, pagamento do funcionalismo em dias, dar credibilidades juntos aos prestadores de serviços para vender ao serviço público de Touros, lavar iluminação pública para 100% das comunidades, resgatar e inovar em eventos e festejos no município e tantas outras ações.

A gestora municipal agradeceu o apoio do grupo e deixou a articulação der alianças com seu esposo Marcos Chimbinha, para o lançamentos dos nomes que irão compor a chapa majoritária da situação em Touros, o seu desejo segundo ela é que o futuro candidato apoiado pelo grande grupo que foi juntado ao longo da gestão possa continuar e realizar ações e projetos para o bem e desenvolvimento de Touros. "A gestão continua, nestes seis meses restantes, vou inaugurar e realizar obras importantes em todo o município" finalizou a Prefeita Luciana Farias.

Fonte: Touros em Foco

CRESCENTE - A violência só faz aumentar no RN, cada dia uma nova barabridade ocorre sem que as autoridades competentes façam alguma coisa para conter esse avanço brutal. Informações chegadas a redação da nossa coluna, dão conta de que teria havido um roubo a caixa eletrônico do Banco do Brasil do município de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado. Segundo informações por volta das 2h15 da madrugada desta sexta-feira(25)a agência do Banco do Brasil de São Miguel do Gostoso foi arrombada e houve explosão a um caixa eletrônico com dinamite. Os ladrões estavam em dois veículos de placas não anotadas. Ainda não se sabe quanto foi subtraído pelos bandidos.

INDIGNAÇÃO - Achando pouco o fato de ter contratado a empresa MT Serviços Médicos, do ex-vice-prefeito Marcus Tullius (com sede em Caicó), por 180 mil reais para prestar serviços a saúde do município, a prefeitura de Guamaré tem permitido ,segundo dezenas de pacientes diabéticos, a reutilização de seringas de 1ml para aplicação de insulina. Aqui vale lembrar que uma seringa custa 0,16 centavos e que o município, segundo dados do Sebrae, está entre os vinte maiores arrecadadores de royalties do país, levando sua receita mensal para mais de 10 milhões de reais. A prática de reutilizar seringas é proibida pelo ministério da saúde e pode trazer riscos de contaminação por várias doenças à população da cidade.

Outro acontecimento duvidoso foi a declaração de estado de emergência no município, em função da seca que vem assolando essa região. Aqui também é interessante lembrar ao leitor, que uma prefeitura nessa situação atípica, pode fazer contratações de serviços, sem que sejam necessárias as práticas de licitações. Dias depois do decreto, foram retirados dos cofres públicos de Guamaré em torno de 2 milhões de reais para o pagamento de bandas (entres outras despesas) que cobraram em média, 10 mil reais por cada música cantada, comemorando assim, os 50 anos da cidade.

PESAR - Foi com muito pesar que recebemos a notícia da morte do estimado cooperativista Júlio César Rosado através do colega Roberto Patriota amigo da família há algumas décadas. As palavras ternas e verdadeiras do seu filho, Júlio Rosado Filho são aqui reproduzidas na integra:

"Eram, ainda, em torno de quatro horas da madrugada da última sexta-feira quando o aparelho celular toca e, do outro lado, vem a triste notícia: Júlio César Rosado, meu adorado pai, acabara de ser chamado à casa do pai celestial. Nós, familiares, vínhamos, há aproximados 30 dias, acompanhando seu sofrimento e, de certo modo, apesar da grande dor da perda, nos sentimos confortados por todas as oportunidades que Deus lhe concedeu.

Só consegue falar sobre o sentimento que ora vivenciamos quem por ele já passou. A impotência diante da doença, a frustração de nada poder fazer e a ignorância que impede de compreender de modo sensato o que está ocorrendo são sensações que igualam todos os cristãos e nos direcionam para vislumbrar que o grande arquiteto sempre tem um projeto para cada um que habita em seu universo.

Júlio César Rosado, que deixa viúva a senhora Marta Maria José Pinto Rosado companheira leal com quem conviveu por quase sessenta anos, nasceu em Mossoró, no dia 29 de novembro de 1929, sendo filho de Tércio Rosado Maia e Rita de de Cássia Miranda Maia. Cresceu entre Mossoró e Recife-PE, onde dividiu seu tempos de colégio. O grande cooperativista apresentava, sempre, com orgulho seus cursos ginasial e científico ao lado dos cursos técnicos de agropecuária, sericicultura, cooperativismo, relações públicas e segurança e desenvolvimento. Apesar de ser um autodidata em muitas outras áreas de conhecimento.
Ao ser convidado a fazer uma viagem à China em continuidade ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa do bicho da seda encetado junto à, então, Escola Superior de Agricultura de Mossoró, resolveu aprender a ler e falar a língua dos valorosos conterrâneos de Mao Tsé Tung (para ele, a China seria o Nordeste que deu certo).

Júlio sempre lutou por causas idealistas. Era, por vezes, obstinado ao extremo em suas convicções. Posso listar suas lutas como as enfrentou pela criação da Cooperativa de Consumo Popular de Mossoró, o permanente processo de Educação e formação Cooperativista, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Mossoró, a Cooperativa de Pequenos Produtores Salineiros de Grossos, a Cooperativa de Desenvolvimento Agrário da Região de Mossoró, a Cooperativa de Desenvolvimento Rural de Mossoró, a Cooperativa de Desenvolvimento Integrado de Canguaretama, a Cooperativa Mista dos Têxteis do Estado do Rio Grande do Norte, a Cooperativa dos Trabalhadores na Industria de Confecções de Mossoró, a Cooperativa Desenvolvimentista dos Confeccionadores de Roupas da Moda de Natal, Cooperativas de Mineração, além de ser um adepto dos chamados clubes de serviço, fomentando a criação do Àgape Clube de Natal, a Bolsa de Mercadorias do Rio Grande do Norte e a Associação de Defesa do Consumidor de Natal.

Dando sequência a um legado humanista herdado de meu avô Tércio, sempre buscou, no próprio homem a solução de seus problemas e assim, abraçou os princípios cooperativistas como a grande iniciativa redentora dos descendentes darwinianos. Tinha a crença de que o homem evoluiria a ponto de poder criar uma sociedade mutualista na qual a miséria, a avareza e a ganância fossem palavras proscritas e a expropriação da riqueza com base na exploração do trabalho do homem e na produção da mais valia se tornasse um ato abjeto e desnecessário posto que, ao alcançarmos o estágio de consciência de que o bem coletivo se sobrepõe ao individual, a humanidade somente agiria pela solidariedade e pelo amor. Mal sabia ele que, inconsciente mas revolucionariamente, estava pregando uma doutrina de economia de comunhão vivenciada entre verdadeiros cristãos.

Meu pai, assim como tantos outros pais, viveu seus momentos bons e ruins. Cometeu acertos e equívocos. Aprendi, com ele, que não há uma fórmula, um manual de procedimentos para quem vai constituir família. Simplesmente vamos amadurecendo e descobrindo em meio a uma constante atividade de erros e tentativas. O que sobra daí, deverá ser um indivíduo capaz de conviver em harmonia com a sociedade e contribuindo para seu aperfeiçoamento humano e espiritual".

Júlio Rosado Filho

PELO TCE - O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte impôs mais uma condenação a gestores públicos. Os ex-prefeitos de Água Nova, Pedro Avelino e Maxaranguape foram condenados a ressarcirem os cofres públicos como punição por irregularidade na prestação de contas. Amaro Alves Saturnino, que administrou Maxaranguape, terá que ressarcir os cofres públicos em R$ 54.830,00, referente à ausência de especificação do destino das despesas e ausência de processo de pagamento no ano de 2002. Antônio Nunes Neto, ex-prefeito de Água Nova, deverá restituir aos cofres públicos R$ 86.813,88, referente à aquisição de combustíveis sem destinação especifica. Da prefeitura de Pedro Avelino, documentação comprobatória de despesa – exercício de 2003, responsável Edeclaiton Batista da Trindade. O voto foi pela restituição de R$ 61.561,65, em razão da aquisição de material sem destinação específica.

RESPOSTA - A líder comunitária do distrito de Santa Luzia, Esther Câmara mais uma vez usa as redes sociais para fazer valer o seu ponto de vista sobre a situação do seu distrito e da forma de se fazer política. Dessa vez ela responde o vereador Diassís, que recentemente teria lhe chamado de descontrolada. Abaixo a integra das colocações de Esther:

"Descontrolada eu ficaria, se fosse uma incapaz e não soubesse fazer nada, se não tivesse capacidade de trabalhar. Descontrolada eu estaria se tivesse como "profissão" ser vereadora, prestes a perder meu mandato de exploradora da pobreza e miséria do povo, que é o seu caso. Não se preocupe com minha situação financeira não vereador, dessa cuido eu, trabalhando dignamente, honrando meus compromissos como cidadã que sou, pagando minhas contas em dia, coisa que muita gente não faz. Talvez eu tenha perdido dinheiro, mas não pedi uma coisa que o Sr. nunca teve, chamada dignidade. Nunca me vendi, nunca vendi meu povo, e na política, nunca vi somente a mim, sempre trabalhei em benefício do povo. Deito tranqüila, ponha a cabeça no travesseiro e adormeço todas as noites com a certeza do meu dever cumprido. Patrimônio se reconstrói quando se tem competência vereador, e se reconstrói de forma honesta, trabalhando dignamente. Patrimônio eu construo de novo. E sabe, eu ainda tenho muita coisa do meu patrimônio, o suficiente para viver bem. Mas uma coisa que não se recupera é caráter... Isso é irrecuperável. E isso o Sr. já perdeu faz tempo. Se é que algum dia o teve. Agora me responda uma coisa: O que o Sr. vai fazer quando perder seu emprego de vereador? Qual a sua capacitação? Sabe fazer alguma coisa além de explorar a miséria do povo?"

DATA - Ao som da alvorada, familiares, amigos e figuras ilustres de Touros abraçaram um dos mais ilustres Tourenses. O ex-prefeito da "esquina do Brasil", Pedro Chimbinha, que ontem completou, 95 anos de história, de fé e companheirismo no dia do trabalhador. Ele foi um prefeito atípico da sua geração, época que as prefeituras não tinham FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas mesmo assim deixou obras importantes em cada distrito, destacando as escolas, estradas, o BANDERN, o Banco do Brasil, os Correios e iniciou a obra do hospital da cidade. Um administrador importante para a educação na época, levando professores nos lugares mais longínquos de Touros, além da assistência aos doentes até a capital e aos mais necessitados. Parabéns Pedro Chimbinha, exemplo de homem, trabalhador, pai, gestor público, e homem de muita fé e amor ao seu próximo.

VIOLÊNCIA - O final de semana terminou com um grande susto para duas famílias na praia de Perobas, próximo a Rio do Fogo, em Touros, litoral Norte Potiguar. Por volta das 21h30 deste domingo, 29, três homens pularam o muro e invadiram a casa de praia de Vatenor de Oliveira Silva, artista plástico, onde se encontrava também sua esposa e as duas filhas, de cinco e seis anos, que dormiam no quarto. Após saírem da casa, os bandidos invadiram a residência ao lado e atiraram contra dois irmãos. Um deles, atingido com um tiro na cabeça, foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel.

Na primeira residência, os bandidos amarraram e trancaram o casal no banheiro, onde ficaram por cerca de 30 min até a chegada de uma vizinha, que os retirou do local. O trio jogou os celulares e a chave do carro da família no jardim e, segundo Vatenor, levou apenas uma aliança do casal e cerca de R$ 90. “Há um ano eu comprei essa casa. Esse foi o primeiro caso de assalto que aconteceu aqui”, afirmou. Segundo informações da polícia, teriam participado da ação quatro homens - um deles teria ficado no carro, aguardando os companheiros. Foram feitas diligências no local, mas nenhum dos membros da quadrilha foi encontrado. A Polícia Civil de Touros deve ficar responsável pela investigação do caso.

COMPARANDO - A líder política Esther Câmara faz uma analise social e política da situação do distrito de Santa Luzia de Touros nas redes sociais. O texto segue abaixo em sua integra para analise dos nossos leitores e possíveis comentários a respeito do mesmo.

"Vamos fazer uma avaliação de Santa Luzia de 15, 20 anos atrás e Santa Luzia de hoje? Há 15, 20 anos atrás Santa Luzia já tinha postos de saúde, escolas, creche, mercado, campos de futebol, quadra, igreja, e já não tinha segurança... Mas tinha uma população de 1000, 1500 habitantes e todos se conheciam... Sabíamos quem era cada pessoa, a que família da comunidade pertencia, de quem era filho. Naquela época, armávamos a rede na varanda de nossas casas e dormíamos tranqüilos, sem medo.

Agora vamos para a Santa Luzia de hoje. Têm postos de saúde, escolas, creche, mercado, campos de futebol, quadra, igreja e continua sem segurança. Hoje sua população é de quase 8000 habitantes? O que mudou? Somente a população e os problemas que aumentam a cada dia. Culpa de quem? Políticos... Santa Luzia tem hoje 2 vereadores que eram para estar reivindicando melhores condições de vida para sua comunidade. Mas fazem isso? Não. Por quê? Porque povo pobre é povo dependente... Santa Luzia era pra ter, no mínimo um centro de saúde que funcionasse 24 horas. Não tem por quê? Porque se tiver, o povo não precisará mais de vereador nem político algum para levá-los para outros municípios como Natal, São Gonçalo, João Câmara, Ceará Mirim, Monte Alegre, e acreditem, Alexandria (9 horas de viagem até lá). Se tiver um centro de saúde, os vereadores não mais terão o povo doente e pobre em suas mãos, pois não mais dependerão deles para ter saúde e nem comprar um comprimido pra dor.

Vamos ao segundo ponto: Educação. Santa Luzia tem hoje as mesmas escolas de 15, 20 anos atrás, mas era pra ter escolas de II grau. E não tem por quê? Porque os vereadores precisam ganhar dinheiro da prefeitura levando e trazendo alunos para Touros, e se eles reivindicarem escola de II grau para nossa comunidade, não terão mais esta tetinha da prefeitura para mamar. O que a prefeitura gasta hoje transportando alunos para Touros dava para construir uma grande e estruturada escola de II grau me nossa comunidade. Mas os vereadores querem? Não. Eles precisam das linhas para ganhar dinheiro da prefeitura (povo).

O terceiro ponto: Segurança. Os assaltos em Santa Luzia hoje são constantes, em plena luz do dia... Hoje convivemos com uma massa de bandidos vindos de municípios vizinhos, construindo casebres dentro da nossa comunidade, sem que nenhuma atitude seja tomada. Momentos de pavor já viveram várias vezes os comerciantes desta comunidade. E os vereadores fazem o que? Nada. Apenas protegem suas famílias (filhos, esposas, pais) ajudando estes bandidos, quando os mesmos lhes procuram pedindo migalhas. Em troca disso, eles não mexem com as famílias dos que lhes ajudam.Conclusão: A Santa Luzia de 15, 20 anos atrás é a mesma de hoje. O que mudou? O tamanho da população e os problemas.

Este ano é ano de eleição, teremos a chance de mudar o que existe de errado. Não venda seu voto em troca de saúde e educação. Vamos mostrar a força que temos. Vamos reivindicar nossos direitos de cidadão. Vamos ensinar a estes vereadores, que só pensam no bolso deles, que nós os colocamos lá e nós podemos tirá-los. Vamos exigir respeito... E principalmente, vamos nos dar ao respeito".

FUTURO - A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) arrematou três dos quatro Lotes do Leilão de Transmissão no 03/2012, realizado nesta sexta-feira (20), pela Agência Nacional de Energia Elétrica na BM&FBOVESPA, em São Paulo. A Companhia saiu vencedora para os Lotes A, B e C. O Lote B foi arrematado com o valor de R$ 12.115.464. O Lote é formado pelas linhas de transmissão Mossoró II e IV, Banabuiú – Russas, Touros – Ceará Mirim II e pelas subestações Mossoró IV e Touros, no Rio Grande do Norte e Ceará. As linhas e as subestações têm o objetivo de escoar a geração de energia eólica proveniente do Leilão de Energia de Reserva de Fonte Alternativa de 2011, a fim de ampliar os benefícios ambientais, operacionais e socioeconômicos desses projetos e promover a integração com o Sistema Interligado Nacional. O diretor econômico e financeiro da Chesf, Marcos José Mota de Serqueira, informou que a estatal vai investir R$ 444 milhões na construção das subestações e linhas de transmissão leiloadas nesta sexta-feira (20). De acordo com a Aneel, os empreendimentos vão gerar cerca de 3 mil empregos diretos. A subestação de Touros deve ser construída na comunidade de Zabelê, região da Serra verde, onde fica os parques de energia eólica, isto significa a criação de emprego e renda para a população do município e região, serão criados cerca de 5 mil empregos diretos contando com a subestação e os oitos parques eólicos de Touros. Os parques que produzem a chamada energia limpa entrarão em funcionamento em junho de 2013 assim como a subestação que será construída na região.

VOLTA -De retorno das Serras Gauchas após uma semana de incursão por aquelas belas paisagens do sul retornam a terrinha os casais jornalista Roberto Patriota, Fabiana, Alexandre e sua Adriana. Também participaram do belo passeio até Gramado/RS a Dra. Selimá, seu filho Carlos José (Keká) e a bela namorada do mesmo Priscila. Que sejam bem vindos de volta ao nosso sofrido RN.

NOME - Sem condições legais de ser candidato pelo PMDB, em função de uma disputa interna do partido, Carlos da Biomar praticamente sai da disputa municipal tourense deste ano. Em função dessa possibilidade um verdadeiro vendaval assola a oposição de Touros. Na ausência de Carlinhos, o também pré-candidato Diego França desponta com o perfil mais bem talhado entre os seus pares. Jovem, cordial e sempre aberto ao diálogo, Diego França tem a seu favor o emblema da renovação genuína. De família política tradicional do município soma ao seu favor além do apóio do pai, ex-prefeito Josemar França a adesão por assim dizer imediata do senador José Agripino Maia e da governadora Rosalba Ciarlini e demais pares do DEM. É sem duvida um representante de peso que ainda de sobra pode contar com a ajuda política de nomes como o deputado Henrique Alves e outras forças políticas em curso.

RACHA - Foi dada a largada do racha na oposição tourense com o pré-lançamento da candidatura do vereador Ney Leite a prefeito de Touros em evento realizado no último sábado 10/03. O presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, esteve na cidade de Touros para prestigiar o encontro dos correligionários que inclusive contou com a participação de representantes de outras legendas como o PP, PT do B, PHS, além do vereador Júlio César ,presidente do PSD de Ceará-Mirim e do presidente da Câmara de São Miguel do Gostoso, vereador Renato. O evento foi uma demonstração clara da divisão da oposição de Touros e a imposição do nome do vereador para prefeito de Touros. A oposição havia feito um acordo de realizar uma pesquisa para apontar o nome do candidato que representaria melhor a oposição. O Vereador Ney poderá fechar sua chapa com o atual Vice-prefeito Junior da Emater ou outro nome ainda não revelado. Segundo fontes o nome do vereador Ney estaria situado na quinta posição do ranking de recente pesquisa de opinião pública realizada no município de Touros.

GOLPE - O município de Touros tem sido alvo de enganadores e picaretas de além mar há décadas. Mais recentemente um suposto empresário italiano que usa o nome Giorgio Marchese, de 64 anos, natural de Trento na Itália sócio de uma empresa denominada Invest Imóveis LTDA, que usava o nome do tourense Luciano do Nascimento como sócio aprontou um golpe em pelo menos 300 tourenses. O citado italiano que horas reside no distrito do Boqueirão, horas em Natal e Recife lançou um loteamento na cidade de Touros  saiu vendendo lotes aleatoriamente por preços mais que populares. A questão no entanto é que a documentação nunca foi entregue aos supostos "donos" uma vez que o italiano Giorgio nunca pretendeu entregar os lotes nem muito menos comprovar a venda. Informações colhidas na Europa dão conta que o mesmo é procurado por milhares de ex-clientes revoltosos que pretendem colocá-lo na cadeia o quanto antes. A Polícia Federal começou a fazer um levantamento junto a Interpol para apurar a ficha do "empresário" e poder melhor avaliar a gravidade dos delitos já cometidos pelo mesmo em outros países da Europa e da América do Norte.

TUDO NOVO - O tradicional Touros Praia Clube - TPC, conhecido como Clube dos Veranistas de tantos eventos e saudades será completamente refeito em um projeto novo e arrojado. Esse é o desejo da prefeita Luciana Farias que após doação da área fará erguer ali um espaço dedicado aos tourenses que anseiam há tantos anos pelo resgate do seu velho clube municipal destruído por administrações passadas. A conclusão da obra deve acontecer até agosto deste ano para a felicidade da sociedade tourense que havia perdido o seu espaço dedicado aos eventos festivos e comemorações. Do velho Touros Praia Clube nada deve ficar, o projeto inovador e moderno edificará no mesmo espaço uma nova e bela estrutura uma vez que a atual se encontra completamente comprometida pelo abandono e desgaste do tempo.

MAQUIAVÉLICO - Ano eleitoral é ano de muitas artimanhas e isso leva algumas pessoas a praticarem coisas terríveis contra outras como por exemplo sabotar uma reforma de uma creche no interior do município de Touros para tirar proveito político da situação. Essa constatação chegou a ser feita através de e-mail enviado a nossa reportagem dando conta que "determinado" cidadão teria interferido na reforma da creche Antônio Severiano da Câmara do Distrito de Santa Luzia com o objetivo maquiavélico de se beneficiar politicamente da situação. A creche que foi recentemente reformada teria tido a sua obra sabotada na calada da noite por determinada pessoa com o objetivo único de prejudicar a imagem da prefeita Luciana Farias. O assunto é novo e portanto deve ser tratado com todo o cuidado para não cometer injustiça a quem quer que seja. Certamente investigações vão ser abertas e apuradas para que a população de Touros possa enfim saber a quem cabe a responsabilidade pelo acidente que poderia ter vitimado crianças inocentes.

FRUSTRANTE - Enquanto os países desenvolvidos da Europa e Estados Unidos e principalmente os asiáticos fazem enorme sucesso com seus programas de TV via internet o terceiro mundo patina. Dos 148 mil projetos de TV pela internet 99,6% foram pelo ralo. Motivo? Com uma internet capenga, principalmente no norte e nordeste do Brasil os usuários precisam passar horas de frente para o computador esperando seus vídeos carregarem, resultado, os projetos se tornaram inviáveis pelo obvio. Já os sites e blogs maneiros de fácil acesso e leitura são cada vez mais visitados pelo Brasil afora, inclusive em regiões consideradas "terceiro mundo do terceiro mundo". População de alto e médio poder aquisitivo e internet banda larga tipo 10 GB, eis o perfil perfeito para o sucesso dos projetos de vídeos e TV via net. País de terceiro mundo é assim mesmo, demora demais para chegar, imagine então no interior do Nordeste...

NOVA ORDEM - O PMDB tourense vive dias de mudanças e transformações no seu estilo de fazer política. Em Touros por exemplo Sérgio Câmara presidente da provisória do partido vem imprimindo um novo conceito para o velho partido de tantas vitórias regionais no sentido de tornar a tradicional legenda mais flexível e democrática. A ordem agora é ouvir os anseios populares e trocar idéias com outros partidos de oposição no intuito de chegar cada vez mais próximo do povo. O próprio Sérgio tem participado de reuniões juntamente com correligionários e outros partidos. O lema do partido é: Debater,fiscalizar e trocar idéias ,pelo bem do nosso município. Esse lema certamente fará siguinificativa diferença durante a campanha municipal.

INTERNACIONAL - O já famoso portal de humor nacional G17 www.g17.com.br virou febre em todo o país e já chega a casa dos 250 mil acessos diários. Em virtude do retumbante sucesso nacional o site ganhará muito em breve duas versões internacional, uma francesa e a outra espanhol. Como brasileiros ficamos feliz com o grande sucesso que esse produto nacional vem alcançando pelo mundo afora. 

TÚNEL DO TEMPO - Ele representava uma bandeira renovadora para o Rio Grande do Norte e fatalmente teria sido um dos nossos governadores se não fosse pela sua morte prematura aos 28 anos de idade. Bonito, com pinta de galã de cinema em cima dos seus 1,92 metros de altura Jessé Pinto Freire Filho o Jessezinho como era popularmente conhecido foi uma das promessas políticas mas vivas que o Rio Grande do Norte viu nascer. Filho de Jessé Pinto Freire e Ivanise Câmara Freire. Administrador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e advogado com Bacharelado em Direito pela Universidade de Brasília. Em sua atividade como empresário dirigiu os negócios da família desde uma empresa agropecuária a distribuidoras de automóveis e só estreou na política dois anos após a morte do pai sendo o seu sucessor político. Filiado ao PDS foi eleito deputado federal em 1982 e reeleito pelo PFL em 1986. Faleceu prematuramente vítima de câncer na capital fluminense em 1988. Após sua morte foi sucedido na Câmara dos Deputados em 1990 por seu irmão Fernando Freire, eleito vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa de Garibaldi Alves Filho (PMDB) em 1994 e 1998, foi efetivado em 2002 quando o titular renunciou para concorrer ao Senado Federal. Jessezinho prometia ser uma esperança para a política de um RN sem esperança.

VERÃO - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte deu início à ‘Campanha Praia Segura’, realizada em todo o litoral potiguar e também em barragens e açudes do estado como o intuito de promover ações de segurança contra afogamentos nesta época de veraneio. A ação se estende aos dias 7, 8, 14, 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 19 de fevereiro de 2012, das 7 às 13h. Através de blits educativas, os bombeiros estarão em três bases fixas, sendo uma no distrito de Pium, em Parnamirim, outra em Estivas, município de Extremoz, e a terceira na via de acesso ao município de Tibau do Norte, na região oeste do estado, realizando a abordagem de veículos que estiverem se deslocando para o litoral. Estas blitz têm como objetivo orientar os condutores quanto aos cuidados a serem tomados para evitar acidentes nas estradas e praias. “Nesta ação, serão distribuídos 60 mil folders com dicas de prevenção. A meta inicial da campanha é abordar cerca de cinco mil carros através das blitz educativas no estado”, segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

UMA BOA IDÉIA - Durante a festa do Bom Jesus, na missa solene de entronização da imagem, celebrada com louvor no último dia 02 de janeiro de 2012, por volta das 10:05 hs, na matriz, diante de 16 padres, 04 diáconos e a matriz lotada de fiéis, Dom Jaime Vieira Rocha, anuncia que a pedido do Monsenhor Luiz Lucena Dias, Touros, poderá transformar-se em Santuário do Bom Jesus dos Navegantes. Celebrando 211ª Festa do Padroeiro, a Paróquia de Touros com seus 179 anos, recebe diariamente devotos que chegam para pagar as suas promessas. Neste ano de 2012, a procissão do dia 1º de janeiro foi acompanhada por 70.000 mil pessoas, e a cidade de 21 mil habitantes parou, mais uma vez, para dar passagem aos devotos peregrinos. Não custa lembrar que Touros transformando-se em Santuário fortalece a idéia do projeto do Alto do Bom Jesus, que brotou da cabeça do empresário Carlos Bezerra o "Carlinhos da Biomar" que em entrevista de grande repercussão nesse jornal falou abertamente sobre o projeto que pode ser a redenção para a expansão do turismo religioso na cidade.

SEM GRANA - Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira 29/12, com representantes da Polícia Militar, empresários do setor lojista de João Câmara discutiram a ampliação de ações com policiamento ostensivo visando inibir a ação dos bandidos e pelo menos diminuir a onda de roubos e assaltos que vem ocorrendo na cidade. Dentre as reivindicações apresentadas ao Tenente Costa, que representou o Major Josimário, comandante da CIPM, os comerciantes cobraram a presença de policiais na feira livre, onde está ocorrendo muitos roubos e solicitaram ao Tenente uma ação com blitz para verificar a presença de drogas e armas evitando assim prejuízos futuros ao cidadão. O Tenente se comprometeu em ampliar as ações. Da reunião saiu uma comissão que irá ter uma audiência com o secretário de segurança pública e defesa social, Aldair Rocha para solicitar mais policiais para a Companhia, duas viaturas e duas motos, essas últimas estariam a disposição do policiamento escolar para inibir a ação de traficantes de drogas nas escolas. Ficou ainda programado uma visita ao promotor de justiça, a qual será agendada.

AMEAÇA - É sempre a mesma coisa, veículos trafegando a beira mar muitas vezes provoca acidentes ou aborrecimentos de quem se sente com seu direito de acesso a praia agredido. Para acabar com esse abuso e deixar o turista tranquilo, o prefeito de São Miguel do Gostoso, Miguel Teixeira foi ao comando da polícia militar do RN pedir reforço do policiamento nas praias, com o objetivo de proibir o trânsito nesta área. O prefeito quer que o comando da Polícia Militar envie mais policiamento para que os moradores não desrespeitem a determinação de não trafegar nas praias. A idéia é que este policiamento seja feito de forma preventiva. Mas se os motoristas insistirem em trafegar pela praia, colocando em risco a vida do banhista, poderão ter seus carros apreendidos.

NOVO SALÁRIO - A presidente Dilma Rousseff assinou sexta (23), o decreto que determina o valor de R$ 622,00 para o salário mínimo a partir de janeiro de 2012. O reajuste representa aumento de 14,13% em relação ao valor atual, de R$ 545,00. O decreto será publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 26. O método de reajuste do salário mínimo foi definido no início de 2010 por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso. O valor é calculado com base na inflação dos dois anos anteriores, acrescido do percentual de crescimento da economia do ano anterior de sua validade. Pela primeira vez, o valor do reajuste obedece a esses critérios.

FICHA SUJA - A FEMURN divulgou, hoje, uma lista de 61 municípios do Rio Grande do Norte – entre eles João Câmara, Touros, São Miguel do Gostoso e Ceará-Mirim – impedidos de obter certidão negativa na Previdência e na Receita Federal, por conta de restrições no Cadastro Único de Convênios – CAUC. Sem essas duas certidões, os municípios não podem receber recursos de convênios e de emendas no Orçamento Geral da União e ainda estão sujeitos ao bloqueio de verbas do FPM. O presidente da FEMURN, Benes Leocádio, externou preocupação com o problema, até porque o número de municípios inadimplentes pode dobrar chegando a 120. A relação dos 61 que estão com ficha suja é a seguinte:

Afonso Bezerra,
Antônio Martins,
Barcelona,
Caiçara do Norte,
Campo Redondo,
Canguaretama,
Caraúbas,
Carnaubais,
Ceará Mirim,
Coronel João Pessoa,
Extremoz,
Felipe Guerra,
Fernando Pedroza,
Frutuoso Gomes,
Grossos,
Ielmo Marinho,
Jandaíra,
Japi,
Jardim de Angicos,
Jardim do Seridó,
João Câmara,
Jundiá,
Lagoa D´Anta,
Lagoa de Velhos,
Lajes Pintadas,
Macau,
Maxaranguape,
Marcelino Vieira,
Montanhas,
Monte das Gameleiras,
Mossoró,
Nova Cruz,
Paraú,
Parazinho,
Pedra Preta,
Pedro Velho,
Poço Branco,
Pureza,
Rafael Godeiro,
Riachuelo,
Rio do Fogo,
Santa Maria,
São Bento do Trairi,
São Francisco do Oeste,
São José do Campestre,
São Miguel,
São Miguel do Gostoso,
Serra de São Bento,
Severiano Melo,
Serrinha, Sítio Novo,
Taboleiro Grande,
Tangará,
Tibau,
Tibau do Sul,
Touros,
Triunfo Potiguar,
Vera Cruz,
Viçosa,
Vila Flor e
Umarizal.

BANCA - O jovem e competente advogado Daniel Henrique do Nascimento inaugurou recentemente na rua Suburbana em Touros novo escritório de advocacia com atendimento diário. A banca advocatícia do Dr. Daniel fica localizada em local de fácil acesso, defronte a lanchonete Bom Jesus, do popular Raimundo. O Dr. Daniel é filho do professor universitário Jaci Nascimento, portanto neto do ilustre filho de Touros tabelião Júlio Maria do Nascimento.

ESPERANÇA - Um recente apanhado em forma de enquete eleitoral tendo como base eleitores aptos a votar em 2012 no município de Touros, foi concluído na última quinta-feira 17/11. Cerca de 282 eleitores em todas as faixas de idade foram ouvidos por um pequeno grupo de estudantes de Touros que ainda preferem se manter no anonimato por razões obvias. Recebi por e-mail o relatório geral da bela enquete dos estudantes e confesso que fiquei maravilhado pelo profissionalismo empregado no trabalho aplicado. Analisei com calma a enquete, e o que mais me chamou realmente a atenção entre todos os números desse levantamento foi a aposta do eleitorado jovem, principalmente os eleitores situados entre os 18 e 25 anos. Eles querem sobretudo não apenas uma mudança de nome, mas um novo perfil político para o futuro de Touros, e até já identificaram a pessoa que agrega esse perfil de esperança e desenvolvimento na pessoa do empresário Carlinhos da Biomar que disparou com 67,8% da preferência da juventude tourense que enxergam o empresário como alternativa de mudança e desenvolvimento para Touros. Uma revelação que dará rumos diferentes a nossa política.

 


notícias + lidas:

01 - Projeto Alto do Bom Jesus pode mudar a realidade de Touros

02 - Coluna Muito Mais, Raimundo Lindó

03 - Amigos e leitores falam sobre 23 anos da Folha

04 - Coluna Bastidores, Carlos Alberto Dantas

05 - Coluna Ponto de Vista, Roberto Patriota

Baixe 5 jogos grátis agora!

antigas + lidas:

01 - Antecedentes da família Patriota no litoral norte

02 - Construído em 1912 Farol do Calcanhar continua a brilhar

03 - Conhecendo Nilson Patriota

04 - Lembranças e adolescência em Touros, anos, 1970

05 - Neide Penha, uma autêntica tourense


Sistema Integrado de ComunicaçãoConheça a Folha do Mato Grande

Expediente | Departamento Comercial | Arquivo Vivo | Classificados | Sistema Integrado | Fale Conosco
© Copyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização da nossa direção. // Designe Criativa