HOME  CADERNO F REGIÃO   ESTADO OPINIÃO IDÉIAS TURISMO O JORNAL ARQUIVO PROJETOS ANÚNCIOS SISTEMA

 


MEMÓRIA
Lembrando Ricardinho Patriota
Ricardo marcou época através da rádio FM Mato Grande

Ricardinho Patriota no comando da FM Mato GrandePor: Roberto Patriota //
robertocpatriota@hotmail.com

Foi para a sua última morada em Touros o jornalista e radialista Ricardo Patriota. O corpo de Ricardo foi velado na igreja São Pedro em Touros e sepultado no cemitério municipal, no jazigo da família. Foi enterrado numa quinta-feira ensolarada do dia 01/10/2009, por volta das dez horas da manhã. Jornalista e radialista, Ricardo Carvalho Patriota, o "Ricardinho Patriota" ficou conhecido em toda região através do seu famoso programa de rádio "Tardes de Sucesso" que foi ao ar durante mais de nove anos pela extinta rádio, FM Mato Grande de Touros. Internado no hospital da Unimed - Lagoa Nova, com problemas de obstrução intestinal o estado de saúde do bravo jornalista tourense se agravou bastante por conta de uma pneumonia oportunista, transformada em infecção generalizada.

Ricardinho em ação como repórter fotográficoAntes de se tornar conhecido na região através das ondas mágicas do rádio, Ricardo teve uma atuação marcante no jornalismo estadual através da sua atividade durante quase quinze anos no então jornal "A República", fundado por Pedro Velho. Na imprensa estadual Ricardinho participou de reportagens famosas, na qualidade de repórter fotográfico, tendo inclusive recebido prêmio por foto de sua autoria publicada no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro. Em 1988, largou tudo e enveredou pela aventura do jornalismo regional com a fundação da Folha do Mato Grande. Mas foi no rádio aonde verdadeiramente se identificou. Seu programa "Tardes de Sucesso", que foi ao ar durante mais de nove anos pela FM Mato Grande, emissora pioneira que também ajudou a fundar em 1996, seu programa radiofônico foi um sucesso desde o principio da emissora tourense.

Com uma linguagem simples que ia de encontro direto com os seus milhares de ouvintes, Ricardinho conquistou a simpatia geral da população tourense. Detentor de um estilo próprio e um gosto musical apurado que sempre batia com a preferência do seu público ouvintes, conseguiu durante quase uma década criar um estilo eclético e ao mesmo tempo original. Chegou ao máximo do gosto popular quando introduziu na última hora do seu programa a requisitada "Hora do Brega". O telefone da FM Mato Grande não parava de tocar um só minuto. Eram seus ouvintes cativos apoiando sua programação popular. Pessoalmente era um homem divertido, sempre com as suas tiradas. Amante de um boa cerveja gelada sempre foi um boêmio de primeira linha. Nos finais de semana costumava reunir a equipe da rádio para as costumeiras cervejadas de finais de semana. Eram quase sempre seus companheiros de jornada etílica os comunicadores Adauto Neto, Frank Neto e Wendel Linhares.

Durante nove anos Ricardo levou diversão, informação e muita música para os seus ouvintes através do programa "Tardes de Sucesso" que comandou com muita competência e originalidade. Ele costumava iniciar seu programa se dirigindo aos ouvintes de uma forma bem carinhosa: "Boa tarde meus amores do rádio", dizia sempre o comunicador das tardes tourenses. Numa época em que o município de Touros carecia imensamente de comunicação, Ricardinho Patriota juntamente com seu irmão Roberto Patriota fundaram o jornal Folha do Mato Grande (1988) e a emissora FM Mato Grande (1996). A rádio FM Mato Grande foi a primeira emissora de radiodifusão do município de Touros, e operou com sucesso até maio de 2005. Ricardinho também participou da fundação do jornal Gazeta do Agreste, tendo ocupado a função de redator durante alguns anos. Deixou viúva, e duas filhas, Andréia e Carolina. De Ricardinho fica a imagem de um homem simples, inteligente, boêmio, irreverente e com uma imensa bondade no coração.

  ARQUIVO VIVO PARTE 18 

 

 


Sistema Integrado de ComunicaçãoConheça a Folha do Mato Grande

Expediente | Departamento Comercial | Arquivo Vivo | Classificados | Sistema Integrado | Fale Conosco
© Copyright. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização da nossa direção. // Designe Criativa